Estilo & Cultura

Iphan celebra 80 anos com concurso de fotografia de patrimônio cultural

HAUS
15/08/2017 13:30
Thumbnail

Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Comemorando 80 anos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou na última quinta-feira (10) um concurso de fotografias para incentivar a sociedade a valorizar e proteger o patrimônio cultural brasileiro. A ação “Eu e o Patrimônio Cultural” também tem como objetivo expor as diversas interpretações que o conceito de patrimônio pode abraçar, como expressões, manifestações e locais históricos.
Para participar, segundo declaração da entidade, é preciso que as fotografias representem e registrem “a diversidade do Patrimônio Cultural Brasileiro, destacando seu valor social, histórico ou artístico, atribuído pelas diversas temáticas da preservação do Patrimônio Cultural e o direito à memória”.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo email comunicacao.iphan@gmail.com até o dia 17 de agosto, às 18 horas. A participação é permitida para maiores de 15 anos, que possuam perfil no Facebook e que curtam a página do Iphan. É possível se inscrever com até duas fotos, de autoria exclusiva.
Todas as fotos serão publicadas na página do Iphan e em uma galeria no site da entidade. As três fotos com mais curtidas na rede social serão premiadas com publicações editadas pelo instituto e o 1º lugar ganhará a Coleção Dossiê dos Bens Culturais Registrados, composta por 14 volumes, produção do Iphan; o 2º receberá a publicação Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil, do professor Augusto Carlos da Silva; e o 3º lugar receberá cinco volumes da coleção Roteiros do Patrimônio (As Fortalezas e a Defesa de Salvador; O Aleijadinho e o Santuário de Congonhas; Art Nouveau em Belém; Igrejas, Palácios e Palacetes de Belém e Engenhos do Recôncavo Baiano).
A votação acontece do dia 22 a 27 de agosto e o resultado sairá no dia 31. Para verificar o regulamento e saber mais sobre o concurso, acesse o site do Iphan ou a página do Facebook da entidade.

LEIA TAMBÉM