Estilo & Cultura
Grafite na Trajano Reis traz novos ares a prédio de 1935

Artista Laura Luz e seu trabalho. Foto: Guilherme da Costa/Divulgação.
A antiga loja de tecidos Louvre (1935), localizada no Centro Histórico de Curitiba, na Rua Trajano Reis, ganhou ressignificação quando Mariah Salomão Viana abriu no mesmo lugar a marca autoral de roupas Novo Louvre, em 2007. A estilista é da terceira geração da família e manteve o prédio construído por Miguel Calluf, fundador do Louvre. No domingo (11), uma das portas da loja ganhou nova cara com um grafite da artista plástica Laura Luz, 17 anos, executado durante o evento Tra.ja.nar, que pretende ocupar a música com som e cultura e apresentar produtos locais para o público.

O trabalho de Laura é voltado para a essência da representatividade feminina, um conceito que se assemelha ao da marca NovoLouvre, voltado para mulheres. “Eu penso em poder marcar a cidade com um trabalho diferente, que tenha uma mensagem importante”, diz a artista. Para ela, é recompensador poder executar um desenho como este num local histórico da cidade. “Essa é a função do grafite, fazer com que o novo se conecte ao velho criando uma nova história”, completa. Para Laura, o grafite é capaz de renovar enquanto mantém a essência do que já existia.

Para a execução do trabalho a artista trabalhou apenas com spray. A prevalência das cores usadas no trabalho é rosa: o pink contrasta com o candy da porta. Outros detalhes foram feitos em amarelo. Corações, folhas e bocas – símbolos que a artista acredita terem relação com o feminino compõem a obra.