Estilo & Cultura
Google apresenta favelas do Rio em plataforma 360°
Imagens panorâmicas das favelas revelam o Rio além dos pontos turísticos tradicionais. Imagem: Reprodução / Google.
O Google anunciou no início desta semana a atualização de fotos e informações sobre monumentos históricos e pontos turísticos do Rio de Janeiro no Google Maps.
Entretanto a maior inovação da gigante da informação é o lançamento da plataforma “Além do Mapa” (Beyond the Map), que mostra o universo das favelas cariocas em vídeos captados em 360°.
Com a ferramenta é possível conhecer vielas de algumas favelas a bordo de um mototáxi ou acompanhar a história de moradores que saíram de condições de criminalidade para transformar as próprias vidas e a do entorno.
O apresentador de cada história passeia por pontos emblemáticos da cidade e, nessas imagens, é possível interagir vendo fotos e mais informações de pontos como o Teatro Municipal, por exemplo. O site está disponível nas versões em português e inglês.
Projeto antigo
O “Além do Mapa” é um desmembramento do “Tá no Mapa”, que em dois anos incluiu ruas e mais de 10 mil comércios de 26 favelas no Google Maps. O projeto nasceu de uma parceria com o Grupo Cultural AfroReggae a partir da conclusão de que as favelas não passavam de manchas cinzas na plataforma de mapas do Google.
O projeto é parte do site Google Arts & Culture, que disponibiliza na internet acervos artísticos de todo o mundo e tem, ainda, panoramas em 360º de pontos importantes do Rio e 3 mil imagens que reúnem fotos históricas e exposições na cidade. Alguns destaques são um tour interativo no Cristo Redentor e uma vista panorâmica do pier Mauá, região da cidade que passou por revitalização.