Estilo & Cultura

Fábricas de porcelana para visitar no fim de semana e comprar direto dos produtores

Bruna Junskowski*
24/11/2017 21:00
Thumbnail

Foto: Germer Porcelanas/Divulgação | Daniel Derevecki

A 30 km de Curitiba, Campo Largo é conhecida como a Capital Nacional da Louça pela ampla produção e exportação de peças de porcelana. O município conta com 12 empresas fabricantes das peças que variam em processos industriais e artesanais.
A fabricação da porcelana começou entre os anos 960 e 1279, na China. O segredo da produção era o caulim, uma espécie de argila branca, e o aquecimento dos fornos a temperaturas superiores a 1.300°C, que conferiam às peças o aspecto translúcido, brilhante e uma forte cor branca. Anos depois, as peças foram comercializadas pelos europeus e o segredo da produção chinesa chegou ao Brasil, mais especificamente em Campo Largo.
Para ajudar você a economizar, a HAUS preparou um roteiro das fábricas de porcelana que comercializam as peças direto para o consumidor, com um bônus: a possibilidade de visitar a produção.

Marcelo Fedalto Atelier

(Foto: Marcelo Fedalto Atelier)
(Foto: Marcelo Fedalto Atelier)
Em um espaço que agrega natureza e aconchego, o Marcelo Fedalto Atelier produz peças em cerâmica desde 2003, em Campo Largo. Familiar, o ateliê conta com 3 funcionários, responsáveis pela produção inteiramente artesanal, feita à base de água. São feitas, em média, 100 peças por semana e a fábrica já teve suas produções como parte do cenário de novelas globais, como na novela Caminho das Índias, exibida em 2009. Os visitantes podem adquirir peças requintadas e ver como é feita a folheação de ouro nos produtos, mas os donos gostam de manter mistério: na produção de peças de porcelana que imitam a madeira a visitação não é permitida, para garantir o segredo da técnica.
SERVIÇO | Marcelo Fedalto Atelier. Avenida Gianni Agnelli (antiga Avenida. Tritec), 876,
Fazendinha, Campo Largo. Fone (41) 3292-7011, de segunda à sexta-feira, das 7:30 às 17h.

Germer Porcelanas

(Foto: Germer)
(Foto: Germer)
A família Germer veio de Timbó (SC) para Campo Largo para se firmar como uma renomada marca na produção de porcelanas ao adquirir o controle acionário da antiga fábrica POLOVI, que já tinha uma certa tradição nesta produção. Em 1978, foi criada a Germer Loja da Fábrica, para oferecer ao público produtos com preços mais atraentes e ser o braço de varejo da fábrica Germer. Com 550 colaboradores, a produção das peças em porcelana da fábrica varia modernos maquinários e equipamentos com toques manuais durante o processo. Na Germer, também é permitida a visitação com agendamento prévio e em grupos.
SERVIÇO | Germer. LOJA 1: BR 277, Km 118, n° 4381, Campo Largo. Fone: (41) 3291-2600. LOJA 2: BR 277, Km 120, n° 3308, Campo Largo. Fone (41) 3291-3090. Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, sábado, das 9h às 18h e domingo e feriados das 10h às 18h.

Grejj Graus

(Foto: Grejj Graus)
(Foto: Grejj Graus)
No mercado desde 1988, a Grejj Graus conta com mais de 300 itens em porcelana a disposição dos consumidores. No total, são 15 pessoas que garantem que as peças sejam produzidas e vendidas na loja da empresa. O destaque dos produtos vai para a decoração dos produtos da Linha Branca, feito em decalque. A empresa também recebe visitação de escolas da região para que as crianças possam conhecer o processo de criação de uma peça em porcelana.
SERVIÇO | Grejj Graus. BR 277, Km 121, nº 5, Bairro Itaqui, Campo Largo. Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado das 9h às 14h.

Porcelana Schmidt

(Foto: Porcelanas Schmidit)
(Foto: Porcelanas Schmidit)
A Porcelana Schmidt tem origem catarinense e foi fundada em 1945, mas foi em 1956 que a empresa veio para o Paraná. Com quase 1.000 artigos em linha, é líder na produção de porcelanas no país e a sede de Campo Largo abriga a maior parte da produção da empresa. Com a possibilidade de visitar a produção com agendamento prévio, a Porcelana Schmidt também conta com a loja da fábrica, com administração do grupo da Ponto de Porcelana.
SERVIÇO | Porcelana Schmidt. Rua Fritz Erwin Schmidt, nº 1225, Bairro Itaqui, Campo Largo. Fone (41) 3391-2044. Segunda a domingo, das 9h às 18h.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM