Esqueça a estética futurista, o primeiro hotel espacial vai parecer um cruzeiro

Gazeta do Povo
12/09/2019 20:46
Thumbnail

Foto: divulgação

Pode soar como uma ideia distante, mas fato é que o primeiro hotel espacial do mundo está sendo planejado e a inauguração deve acontecer em 2025. No entanto, ao contrário do que as imagens de Blade Runner ou 2001: Uma Odisseia no Espaço podem sugerir, a estética futurística não vai fazer parte do projeto. A proposta, na verdade, é transformar a viagem em algo similar aos cruzeiros.
Quem afirma é o arquiteto Tim Alatorre, responsável pelo design da Estação Espacial Von Braun, em entrevista ao Deezen. O projeto da The Gateway Foundation pretende tornar o espaço um lugar acessível a turistas do mundo todo — e, para isso, oferecer preços mais “em conta”, embora ainda não se tenha uma estimativa de quanto a viagem custará. A previsão é receber 100 turistas por semana. 
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Toda a estação vai ser equipada com uma tecnologia que simula a gravidade, diminuindo o efeito “flutuante” do espaço e aumentando o conforto dos visitantes. Esse efeito é criado a partir da rotação da estação, que será circular e terá 190 metros de diâmetro.
Acoplados ao círculo central, se espalham 24 módulos individuais com acomodações para dormir, dentre outras funções. Uma parte das acomodações será destinada aos turistas; outra parte, vendida como residências e haverá ainda uma parte alugada para governos com fins científicos.
Estação espacial terá formato circular para rotacionar e provocar efeito gravitacional. Foto: divulgação
Estação espacial terá formato circular para rotacionar e provocar efeito gravitacional. Foto: divulgação
Alatorre explica que a experiência será semelhante à de um cruzeiro, com restaurantes, bares, shows, cinema e diversos eventos. Com a gravidade, esses serviços poderão funcionar normalmente.
O design de interiores é baseado na estética dos anos 1950, que foi previamente desenhado pelo cientista espacial Wernher von Braun, que dá nome à estação — o que confere um tom de polêmica ao projeto, uma vez que von Braun foi um oficial das Forças Armadas do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A estética abusa de materiais naturais e cores, para fazer com que os visitantes se sintam “em casa”.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
“Como os custos gerais ainda são muito altos, a maioria das pessoas acha que o turismo espacial estará disponível apenas para os super-ricos. Embora eu também acredite que isso será verdade nos próximos anos, a Gateway Foundation tem o objetivo de tornar as viagens espaciais possíveis para todos”, afirma o arquiteto.
A Gateway Foundation espera que esse projeto seja o primeiro de uma série de possibilidades de habitação no espaço. “Teremos verdadeiras cidades no espaço, que serão pontos de parada para quem vai e vêm da Lua ou de Marte”, complementa Alatorre.

LEIA MAIS