Estilo & Cultura

Escada rolante completa 125 anos; conheça 9 curiosidades

HAUS
03/05/2018 22:09
Thumbnail

Foto: Pixabay

Atire a primeira pedra quem nunca se rendeu ao conforto de ser transportado entre diferentes pavimentos de uma edificação por uma escada rolante. O equipamento, que exala modernidade e que de tão comum passa despercebido em shoppings e estações de metrô mundo afora, é na verdade um senhor centenário, que no início de 2018 completou 125 anos de operação.
Instalada em 16 de janeiro de 1893 no Old Iron Pier, em Coney Island, Nova York (EUA), a primeira escada rolante do mundo foi obra do norte-americano Jesse Reno, que um ano antes patenteou a invenção. Ali, ela permaneceu por duas semanas e transportou cerca de 75 mil passageiros até ser deslocada para a Ponte do Brooklyn.
xx
xx
Passados mais de cem anos de sua invenção, a tecnologia do equipamento foi aperfeiçoada ao mesmo tempo em que as escadas rolantes passaram a estar cada vez mais inseridas no dia a dia das grandes cidades. Conheça nove curiosidades sobre as escadas rolantes!

Brasileira

A primeira escada rolante brasileira começou a ser produzida em 1947. Antes dos shoppings centers ou estações de metrô, o equipamento foi utilizado para facilitar a locomoção em lojas de departamentos.
Escada rolante da linha 4 - Amarela, do metrô de São Paulo. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Escada rolante da linha 4 - Amarela, do metrô de São Paulo. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

No metrô

O sistema de metrô de São Paulo conta com a maior escada rolante em operação no Brasil. Com 32 metros de comprimento, ela cruza dois níveis da estação República, na interligação das linhas 4 (Amarela) e 3 (Vermelha), e mede 12 metros de altura.

Sem pressa

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, caminhar na escada rolante não faz com que o “passageiro” chegue mais rápido ao final dela. Segundo o engenheiro Joel Coelho, gerente da Thyssenkrupp e especialista em escadas rolantes, um estudo realizado no Metrô de Londres comprovou tal fato.

Diversidade

O comprimento dos modelos de escadas rolantes em operação no mundo é bastante diverso, e vai dos cerca de nove a até quase 55 m.

Inusitado

Há escadas rolantes instaladas nos locais mais improváveis, como nos Alpes. Neles, os pisos do equipamento são antiderrapantes para aumentar a segurança e impedir a queda dos passageiros.
Aquário em Shangai tem escada rolante subaquática. Foto: Reprodução
Aquário em Shangai tem escada rolante subaquática. Foto: Reprodução

Embaixo d’água

Ainda entre as mais inusitadas estão as duas escadas rolantes do The Ocean Aquarium, em Shanghai. Nele, o equipamento foi instalado em um túnel subaquático transparente, permitindo aos visitantes “mergulhar” com os peixes e outros animais marinhos.

Conforto térmico

Em locais muito quentes, as escadas rolantes costumam contar com unidades de resfriamento nos corrimãos para que os passageiros possam se apoiar sem queimar os dedos.
Escadas rolantes
Escadas rolantes

Aos milhares

De acordo com a largura do degrau e a velocidade da esteira, uma escada rolante pode transportar de 4,5 mil a 13,5 mil pessoas por hora. Toda a estrutura da escada pesa, em média, de cinco a 15 toneladas.

Comunidade

Em 2011, a comunidade de Comuna 13, em Medellín (Colômbia), passou a contar com uma escada rolante para o transporte dos moradores. O equipamento é dividido em seis partes e percorre 384 metros. Com a escada, o percurso que era realizado em cerca de meia hora leva apenas cinco minutos.

LEIA TAMBÉM