Estilo & Cultura
Conheça o cemitério Bizantino que fica no sertão baiano
Foto: Um Pouquinho de Cada Lugar
Aos pés de um grande paredão de pedra no quilômetro 15 da rodovia BA-142 está situado um dos cemitérios mais curiosos do país. Localizado na região central da Bahia, em Mucugê, cidade com pouco mais 10 mil habitantes, o Cemitério Santa Isabel (mais conhecido como Cemitério Bizantino) foi construído por volta de 1855, após uma epidemia de cólera que atingiu a região, de acordo com as fontes oficiais da prefeitura. Os jazigos fazem referências a templos católicos.
A obra foi concluída em 1886 e a escolha do terreno deveu-se por conta da facilidade em escavar. O cemitério é dividido em duas partes: plana e murada, os túmulos podem ser vistos de longe e contrastam com a vegetação da Chapada Diamantina.
Durante o período imperial, a região foi um grande centro de extração de diamantes e a riqueza era tanta que barões do minério deixaram registros para as futuras gerações. Alguns deles chegaram, inclusive, a trazer arquitetos do exterior para que pudessem criar os mausoléus.
Há inúmeras explicações da denominação de bizantino para o cemitério de Mucugê, mas alguns relatos fazem referência à semelhança com as cúpulas brancas do Mar Egeu, feitas durante o Império Bizantino durante os séculos 10 e 11.