Estilo & Cultura

Em clima de Oktoberfest: Conheça a Curitiba germânica

Jonathan Seronato
07/10/2015 20:48
Thumbnail
Em clima de Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas, que começou nesta quarta-feira (7), em Blumenal (SC),  a HAUS reuniu as principais influencias da arquitetura germânica em Curitiba. A trigésima segunda edição da festividade irá até o dia 25 e a expectativa é de reunir mais de 500 mil pessoas no Parque Vila Germânica na cidade no Vale do Itajaí.
Veja nossas joias da arquitetura alemã e aproveite para celebrar uma Oktoberfest curitibana, com um chope no Bar do Alemão.
Casa Vermelha:
Localizada no Largo da Ordem, foi construída em 1891 pelo alemão Wilhelm Peters.
O arquiteto Leandro Nicoletti na fachada da Casa Hauer. Crédito: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo<br>
O arquiteto Leandro Nicoletti na fachada da Casa Hauer. Crédito: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo<br>
Casa Hauer:
A antiga Casa de Ferragens Hauer é um dos prédios mais importantes do Centro de Curitiba, considerado um exemplo da arquitetura que vingou no final do século XIX. Fundado pelos alemães Francisco e Augusto Hauer tornou-se símbolo do crescimento econômico, mas em 1998 o casarão pegou fogo e por mais de uma década o edifício permaneceu em ruínas. A partir de 2012 o prédio passou por um minucioso processo de restauração realizado pelo arquiteto e restaurador Leandro Nicoletti Gilioli.
Palacete Wolf:
Com mais de 140 anos de existência, o Palacete foi construído pelo imigrante alemão José Wolf. De arquitetura eclética, o prédio destaca a influência germânica e sediou inúmeros eventos sociais e culturais. Atualmente sedia a Casa da Leitura, administrada pela Fundação Cultural de Curitiba.