Estilo & Cultura
Desmatamento no Brasil é tema de mostra na Bienal de Design de Londres
Foto: Reprodução/Designboom
A Bienal de Design de Londres, que acontece na capital inglesa de 4 a 23 de setembro, vai trazer o desflorestamento no Brasil como foco principal de uma das suas instalações. A mostra “Desmatamento”, criada pelo brasileiro David Elia e com curadoria de Waldick Jatoba, traz como inspiração o design da poltrona do artista que leva o mesmo nome.
A instalação será toda revestida por tocos de árvores em miniatura, assim como as cadeiras. A intenção é lembrar a topografia da Mata Atlântica, tanto pela sua biodiversidade como pela redução que sofreu em seu tamanho ao longo da história. A base, azul royal, remete à cor usada pela guarda florestal para indicar árvores que devem ser salvas.
O pavilhão brasileiro tem como objetivo, além da força simbólica da mostra, ressoar nos espectadores a sensação de conhecer por dentro uma floresta tropical, provocando o medo, a surpresa e admiração.
A motivação do artista são puramente os fatos. Desde 2004, o desmatamento das florestas já diminuiu 80% no Brasil, mas o país se comprometeu a encerrar a prática até 2030 — o que continua sendo um desafio.
A Bienal de Londres traz mostras que representam os seis continentes, abrangendo diversos países e seus diferentes ‘estados emocionais’. Elia, que mantém escritórios no Rio de Janeiro e em Londres, é o representante brasileiro nesta edição.