Estilo & Cultura
Design e gastronomia desenham rua de comércio descolado em Curitiba
Alameda Prudente de Moraes ganha novos empreendimentos de design e gastronomia e se firma como endereço descolado em Curitiba, Foto: Daliane Nogueira / Gazeta do Povo
Uma rua relativamente curta e que ainda preserva o charme dos imóveis antigos, prédios baixos e bastante arborização. Este é um resumo do cenário da Alameda Prudente de Moraes, no Centro de Curitiba, mas perto do limite com o Batel e as Mercês. A vocação da rua é mista, comercial e residencial, mas o perímetro vêm experimentando o aumento dos empreendimentos de gastronomia e design nos últimos meses, o que têm mudado a cara dos frequentadores: pessoas interessadas em arte e design autoral e que valorizam o comércio de rua.
Para a administradora e idealizadora da Ôda Design Club, home store que traz uma seleção impecável de produtos de marcas nacionais e algumas inéditas na capital paranaense, inaugurada em setembro, Ticiana Martinez, o movimento de ocupar a cidade passa pela presença e fortalecimento do comércio de rua e o apoio à produção local, seja de peças de design, moda, arte ou valorizando a gastronomia da cidade.
“Há vários vizinhos com o mesmo pensamento na região. São pequenos restaurantes, cafés e outras lojas de design. Um alimenta o outro e isso atraí o público para todos”, resume Ticiana. Outras lojas como a Uzzo e a Duo Light Iluminação, por exemplo, estão na rua há mais tempo.
Há duas quadras do local, foi inaugurado no dia 5 de novembro o Espaço Fundos + O Mercadinho, um local que une o sistema colaborativo com arte e design locais e um mercadinho para a compra de itens de primeira necessidade, como antigamente. A jornalista Marina Brik é a responsável pela curadoria dos objetos de design presentes ali.
“Escolhemos um ponto na Prudente de Moraes porque percebemos nela o retorno do comércio vicinal, notamos a necessidade de lojas deste tipo na região. Apesar do pouco tempo, é possível avaliar a valorização que os moradores do entorno dão para esses empreendimentos”, afirma Mariana.
No campo da gastronomia, o restaurante Il Barbuto, que apresenta pratos italianos de forma contemporânea, abriu há sete meses. Na avaliação do chef e administrador do espaço Flávio Zan, a rua e o restaurante tem um público cativo, mas começa a atrair novos. “É um endereço central, mas que tem uma tranquilidade e charme muito interessantes”, diz.
O espaço tem como vizinhos, por exemplo, o Tasty Salad, Veg Lev, Campania Ristorante, o árabe Az-Zait, o Raposa Caramelo — que também vende peças de design — e vários cafés.
Ação para impulsionar
Para dinamizar o negócio e deslanchar aquelas quadras da Prudente de Moraes como referência para o público interessado em design e gastronomia, Ticiana, em parceria com o Tasty Salad, lançou neste sábado (26) a Temporada de Verão, que pretende ocupar as calçadas dos imóveis com cadeiras de praia e oferecer música e arte para quem passar por ali.
A convite da Ôda, o artista urbano Thiago Goms grafitou o muro em frente à loja, com um painel que expõe seu traço inconfundível e o personagem que o acompanha: um gato. “O gato é livre e urbano, mesmo quando domesticado. É um personagem que traduz um pouco do que sou e tem muito a ver com o que procuro expressar com a arte”, resume Goms, que tem painéis em cidades como São Paulo, Recife e Porto Alegre, entre outras. Em Curitiba ele fez nesta semana outros dois painéis: um no Rause Café + Vinho e outro na Piola Pizzaria.
Outras obras de Goms, em outros formatos, poderão ser conhecidas na Ôda que passará a ser o ponto de venda exclusivo do artista em Curitiba. No portfólio da loja há objetos de decoração e peças de vestuário e acessórios que são resultado de pesquisas e viagens que Ticiana realizou ao longo de 15 anos. “São marcas independentes ou profissionais de uma geração que trabalha de forma criativa, sustentável e autoral”, afirma.