Estilo & Cultura
Curitiba apresenta na COP21 projeto Vila Sustentável
O superintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alfredo Vicente de Castro Trindade, em sua apresentação na COP21. Foto: Prefeitura Municipal de Curitiba / divulgação.
A Prefeitura de Curitiba participou da conferência climática COP21, sediada em Paris, com uma proposta de revitalização ecológica. O projeto Vila Sustentável pretende aplicar melhorias em uma área de ocupação irregular da capital, localizada no bolsão Audi União e na Vila Icaraí, sem descuidar do meio ambiente. A intenção é aplicar cerca de US$ 80 milhões em construções inteligentes, resilientes e sustentáveis, com energia solar, reaproveitamento de água, telhados verdes, hortas comunitárias, tratamento ecológico de resíduos, ciclovias e calçadas permeáveis. Cerca de 30 mil pessoas serão beneficiadas com o novo espaço.
Apresentado na COP21 pelo uperintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alfredo Vicente de Castro Trindade, o projeto despertou interesse da Agência Francesa de Desenvolvimento, braço do governo francês que coopera financeiramente com o setor público de outros países. Apoiadora de outras atividades, como o Programa de Recuperação Ambiental e a Ampliação da Capacidade da Região Integrada de Transporte, a AFD afirmou que a Vila Sustentável se enquadra em uma nova linha de financiamento para projetos sustentáveis.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, o objetivo da Vila é transformar regiões carentes do município em áreas de desenvolvimento sustentável. “A ideia é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fazer com que elas tenham orgulho de onde vivem e que exista essa ligação entre espaço e moradores”, alega. O secretário também garante que, apesar de ainda aguardar financiamento, a proposta não está completamente parada. “Estamos, dentro do possível, implantando melhorias na região, que já conta com o Portal do Futuro, Faróis do Saber e atividades como o plantio de flores para embelezar os espaços”, diz Lima.
Mas a participação da capital paranaense na conferência não se limitou à Vila Sustentável. Curitiba fez parte do fórum “Água Gerando Energia”, coordenado pela Itaipu no sábado (5), e esteve presente no evento “Diálogo 100% – Energia Renovável”, que aconteceu nesta segunda (7) e é promovido pela ICLEI Local Governments for Sustainability, principal associação governos dedicados ao desenvolvimento sustentável.