Estilo & Cultura
Conheça a floresta urbana que é obra paisagística dos tempos do Império
Foto: Peterson de Almeida/Divulgação
Você sabia que a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi um dos grandes projetos paisagísticos encomendado por Dom Pedro II? Considerada a quarta maior área verde urbana do país, a floresta é um dos setores integrantes do Parque Nacional da Tijuca e surgiu da necessidade de recuperar a natureza local e as fontes de água potável em meados do século 20.
Para proteger os mananciais do Rio que começaram a secar com a escassez de vegetação, Dom Pedro II confiou, em 1861, ao major Archer, da polícia militar, a tarefa de reflorestar o espaço, que hoje tem cerca de 3.900 hectares. Foram necessários 13 anos para plantar as cem mil mudas que deram início à floresta. Mais tarde, o barão d’Escragnolle transformou a área em um parque para uso público, com fontes e lagos, pensado para momentos de lazer e recreação.
A Floresta da Tijuca é a Área de Conservação Federal mais visitada do país, recebendo uma média de três milhões de visitantes por ano. Entre as diversas atividades que podem ser realizadas na região, as mais populares são a prática de esportes e as visitas turísticas.