Estilo & Cultura
Símbolos de Curitiba viram peças de design feitas por produtores locais
Vinícius Grosso criou um porta objetos estilizado. Foto: Divulgação
Primeira cidade brasileira na lista de cidades criativas da Unesco como “Capital do Design”, Curitiba acaba de ganhar uma nova coleção de souvenires, com foco na inovação e no design. Foi lançada nesta quarta-feira (6), com 30 novos produtos, a nova linha SouCuritiba – marca criada por meio do Souvenir Curitiba, projeto de economia criativa do Sebrae-PR.
Os produtos se juntam às 90 peças já integrantes da coleção, totalizando 120 produtos, que podem ser adquiridos em sete pontos de vendas da cidade. Até o fim do ano, mais três estabelecimentos devem se integrar à rede do SouCuritiba.
“O grande apelo da coleção são produtos com apelo visual diferenciando. São 13 novos produtores e mais cinco já participantes do projeto, que ampliaram seu mix. Neste ano, o grupo é composto por um número maior de designers, o que traz esse foco em desenvolvimento de produto, design e inovação”, explica Patrícia Albanez, consultora do Sebrae-PR e gestora do SouCuritiba.
Design e inovação
A nova coleção do SouCuritiba traz peças com conceito de design e inovação, como ímãs e pingentes impressos em 3D; miniaturas em cerâmica, feitas à mão com temáticas da fauna e flora da cidade; além de produtos em fios e estamparias de impressão digital.
Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra reforça que o souvenir materializa a recordação de uma experiência, seja ela uma viagem de férias ou de negócios. “Além disso, tem um efeito multiplicador, porque a pessoa leva a imagem da cidade para familiares e colegas. Para nós do Instituto, que temos uma área voltada para a formação e desenvolvimento do artesanato local, é fundamental esse olhar que o SouCuritiba tem sobre a cidade, muito atrelado à nossa linha de turismo de vivência, proporcionando experiências inovadoras, que fujam do tradicional cartão postal”, ressalta.
O Projeto
Criado em 2013 pelo Sebrae-PR, o Souvenir Curitiba é uma parceria com o Instituto Municipal de Turismo, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Centro Brasil Design e o Curitiba Convention & Visitors Bureau. O objetivo é desenvolver um modelo de negócio com foco no potencial individual, na imaginação e na capacidade intelectual dos empreendedores.
A qualificação de produtores locais ocorre em etapas como consultoria, treinamento e criação de produtos inovadores, associados ao turismo e à identidade cultural da capital paranaense. Mais informações sobre a marca e os produtos estão disponíveis no site oficial: www.soucuritiba.com.
Confira mais imagens da nova linha de produtos: