Estilo & Cultura
Cidade nazista subterrânea é descoberta em praia na Holanda
Fotos: Reprodução/BBC
Um grande universo nazista foi descoberto sob a região costeira de Haia, na Holanda. Autoridades locais descobriram os bunkers e túneis depois que o movimento natural das areias da praia revelou pedaços da vila subterrânea construída pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
Construído em 1942 por prisioneiros de guerra holandeses, o complexo abrigou mais de três mil soldados do exército de Hitler. Agora os espaços foram abertos ao público para que as gerações futuras aprendam sobre a guerra e a história do próprio país. A iniciativa é da Fundação Scheveningen Atlantic Wall e do governo holandês.
Os pesquisadores comparam a vila a uma pequena cidade, com cozinhas, dormitórios e até saunas. De acordo com as autoridades holandesas, o próprio Adolf Hitler mandou construir o complexo para tentar impedir a invasão das forças aliadas.
Direções escritas com tinta nas paredes estão conservadas e davam direções para os soldados, como “PAK”, para onde ficavam os tanques de guerra, e “K”, sinalizando a direção da costa.
De acordo com o governo holandês, a cidade nazista foi construída sob supervisão de Arthur Seyss-Inquart, responsável do governo alemão pela ocupação da Holanda, que mais tarde foi sentenciado à forca pelo Tribunal de Nuremberg, em 1946.
Via Daily Mail.