Estilo & Cultura

Casa compartilhada com mix de serviços vira grande negócio

Gazeta do Povo
13/08/2015 18:17
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Wolf Menke, na House of Work. Foto: Marcos Alves / Agência O Globo

Na onda do consumo consciente, o empresário paulista Wolf Menke vem transformando o bairro de Pinheiros, em São Paulo, com uma palavra de ordem: dividir. Dono de quatro empreendimentos revolucionários, Menke apostou na economia compartilhada e criou as casas Work (trabalho), Food (comida), Learnign (aprendizado) e Bubbles (bolhas), que alugam seus ambientes para profissionais de diferentes áreas. Em pouco tempo, a ideia já mostrou a que veio: para ser um sucesso. E muito, muito rentável.
O empresário de 34 anos uniu um pouco de dinheiro à vontade de gerenciar um negócio diferente e deu impulso ao seu primeiro espaço, a House of Work. O lugar, alocado em uma casa da rua Virgílio de Carvalho Pinto, permite que profissionais independentes usem suas instalações e equipamentos para trabalhar, pagando o preço de R$ 60 por dia ou R$ 950 por mês. Uma das parceiras do empreendimento é a Heineken, que fornece cerveja – de graça!! – para todos os usuários.
Seguindo os moldes da primeira empresa, Menke logo abriu os espaços House of Food e Learning, todos na mesma rua. No fim deste mês, Menke abrirá a House of Bubbles, que oferecerá serviços de lavanderia, champanheria e brechó, dispondo de um ofurô que proporciona a experiência de relaxar enquanto se lava roupa. Também é possível deixar as peças que não lhe agradam mais para que sejam vendidas no local.
Cobrando um aluguel diário de chefs interessados em usar suas dependências, a House of Food coloca sua cozinha à disposição por preços que variam entre R$ 450 (segunda a quarta) e R$ 900 (sábado). Pode parecer salgado, mas os profissionais chegam a faturar R$ 13 mil em um único sábado. Já na House of Learning, o esquema é outro. É possível ministrar cursos gratuitos no local sem pagar pelo espaço. Ou alugá-lo a um valor proporcional ao que o professor lucra pelas aulas. Para o proprietário, o método beneficia todos os envolvidos, seguindo o princípio da economia compartilhada.
A prova do sucesso é que Wolf consegue quitar seus investimentos em aluguel, reformas e pagamento de funcionários cerca de dois meses após abrir uma nova casa. A renda provém tanto dos clientes quanto das parcerias com grandes marcas. O objetivo agora é e expandir a rede para patamares internacionais. A cidade de Paris é o primeiro alvo do empreendedor.
Sala principal da House of Work. Foto: Divulgação.
Sala principal da House of Work. Foto: Divulgação.
Fonte: O Globo