Estilo & Cultura

Do vitoriano ao contemporâneo, Casa dos Simpsons é retratada em oito estilos arquitetônicos famosos

HAUS
29/01/2019 12:48
Thumbnail

Foto: reprodução/Home Advisor

Dentre os melhores jeitos de retratar a essência da cultura norte-americana está a série Os Simpsons. Tanto que já virou piada a quantidade de vezes que o desenho animado previu acontecimentos reais muito antes deles acontecerem de fato — como a própria eleição do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que já tinha sido parte do roteiro da série no ano 2000.
Pensando nisso, o site Home Advisor decidiu demonstrar os oito estilos arquitetônicos mais comuns no país usando, justamente, a casa da família Simpson. Confira abaixo o resultado e as características de cada uma!

1. Tudor

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
O estilo Tudor é um dos mais famosos do país, caracterizado por vigas de madeira inclinadas que decoram a parte da frente do telhado. Esse estilo geralmente contém janelas altas, estreitas e com vários painéis para muita luz natural. Seus telhados inclinados podem suportar chuva forte e neve, e por isso essa é uma casa mais comum em lugares frios.

2. Colonial

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
A arquitetura colonial americana é uma viagem de volta ao período da história norte-americana, quando europeus colonizaram o continente. Este estilo, encontrado tanto em áreas urbanas como nas rurais, é caracterizado por plantas quadradas, simetria e linhas retas de janelas no primeiro e no segundo andar.
Quase 400 anos depois de ter se tornado popular, o estilo colonial ainda é o que tem o maior número de casas no país.

3. Contemporâneo

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
Levando o calor necessário aos designs modernos de meados do século 20, as casas contemporâneas destacam a amplitude, a sustentabilidade e o caráter regional. Nela, são usados materiais simples e rústicos, janelas e claraboias generosas, e às vezes até mesmo um telhado verde. As casas contemporâneas focam em princípios sustentáveis, muitas vezes usando materiais reciclados e projetos que conectam o interior e o exterior.

4. Art déco

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
O estilo art déco marca o início da modernidade na arquitetura. Originalmente da França, o estilo apresenta telhados retos, paredes de estuque lisas e decorações externas audaciosas — com temas como  cisnes, lírios e até o nascer do sol.
O Edifício Chrysler, em Nova York, é um dos exemplos mais famosos da arquitetura art déco, mas o estilo também pode ser encontrado em toda a área de South Beach, em Miami. Este estilo foi usado principalmente para edifícios de escritórios, por isso é raro encontrar uma casa art déco com um quintal e uma garagem.

5. Mediterrâneo

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
Projetado com paredes de estuque e telhados com telhas de barro, a arquitetura mediterrânea é uma mistura de estilos de construção espanhóis, italianos e portugueses. Essas casas costumam ostentar arcos proeminentes ao lado de detalhes como grandes portas de madeira e ornamentos.
Com grandes janelas e varandas, é a moradia ideal para aqueles em climas quentes do sul. Quando usadas em climas quentes e secos, as telhas de barro usadas nas casas mediterrâneas podem durar mais de um século.

6. Cape Cod

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
O estilo Cape Cod é associado à região de Nova Inglaterra que leva o mesmo nome, e é um dos mais famosos nos Estados Unidos. Projetado para lidar com condições meteorológicas intensas, comuns na área, essas casas têm um único andar e raramente têm adornos e elementos decorativos externos.
Elas contam com telhados resistentes e inclinados, que conseguem resistir a nevascas. Seu formato retangular facilita futuras reformas para famílias em crescimento.

7. Vitoriano

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
Misturando vários estilos que eram populares na segunda metade do século 19, a casa vitoriana sabe chamar atenção. Expansiva, tem muitos andares, e é mais comum nos subúrbios de Nova York e São Francisco.
A arquitetura vitoriana apresenta elementos decorativos rebuscados, decorrentes da produção em massa desse tipo de detalhe: mais acessíveis, eles fizeram com que o estilo se tornasse um dos mais marcantes do país.

8. Cabana de madeira

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
As casas de madeira espaçosas e cheias de luz que encontramos hoje não são exatamente as mesmas cabanas de madeira dos anos 1800. Originalmente, elas eram retangulares, continham apenas uma sala e tinham pelo menos uma janela de vidro. Em lugares onde a madeira era facilmente encontrada, as cabanas podiam ser construídas em poucos dias usando ferramentas simples — e sem utilizar pregos. O estilo nasceu com o objetivo de ser resistente e barato.
Casas mais contemporâneas relembram o estilo, mas trazendo elementos da moda da época: são maiores, trazem grandes alpendres e inúmeras janelas.

LEIA MAIS