Estilo & Cultura
Brasil recebe a exposição de esculturas de lego de Nathan Sawaya

Nas obras de The Art of the Brick, Nathan Sawaya usa mais de um milhão de peças de lego. A exposição chega ao Brasil em agosto. Foto: Divulgação The Art of the Brick | Mario Tama
Fãs de Lego, preparem-se: em agosto a exposição de esculturas “The Art of the Brick” (A Arte de Criar com Lego), do norte-americano Nathan Sawaya, chegará ao Brasil, depois de ter passado pelos Estados Unidos, Austrália, vários países da Ásia e da Europa. Como matéria-prima, o artista usa pecinhas de lego. Para esta mostra, foram necessárias mais de um milhão.
Entre as esculturas que Sawaya trará ao Brasil, estão reproduções de peças famosas, como O Pensador, do escultor francês Auguste Rodin, e o vitral da face norte da Catedral de Chartres, na França. Além disso, virão para cá criações próprias do norte-americano, como um dinossauro de seis metros de comprimento, feito com mais de 80 mil peças de lego, a obra “Grasp“, que mostra braços que se desprendem da parede tentando segurar uma figura, e a icônica “Yellow“, em que um homem amarelo aparece rasgando o próprio peito.



A história de Sawaya com o lego começou quando ele ainda era criança: quando tinha cinco anos, ganhou seu primeiro kit. Percebendo toda a criatividade do garoto, a família passou a incentivá-lo ainda mais. A atividade virou hobby, e ele começou a criar casas, carros e animais. Passado algum tempo, desafiou a si mesmo: construir uma cidade com mais de 10 metros quadrados. Com dez anos, quis um animal de estimação, mas os pais não lhe deram, o que não foi um problema: Sawaya criou o próprio cachorro, em tamanho real, com peças de lego. No início dos anos 2000, resolveu dedicar-se completamente a sua arte.
A exposição “The Art of the Brick” acontece em São Paulo, na Oca do Parque Ibirapuera, de 11 de agosto até o fim de outubro. Depois, segue para o Rio de Janeiro, ao Museu Histórico Nacional, entre 11 de novembro e 15 de janeiro de 2017.
LEIA MAIS