Banksy abre loja online com produtos a partir de R$ 50 e “curadoria de compradores”
Foto: reprodução/Getty
Um dos maiores nomes da arte contemporânea, Banksy — artista britânico cuja identidade permanece anônima — criou uma loja com seus primeiros produtos oficiais, todos em edições limitadas. A Gross Domestic Product (Produto Interno Bruto, em português) foi criada, em um primeiro momento, para proteger seu nome de uma empresa de cartões que está tentando patenteá-lo.
Mas, de toda maneira, a loja promove uma experiência de compra nada convencional. Para começar, seu espaço físico, localizado em Londres, nunca abre — ele funciona apenas como vitrine para as peças. Todas as vendas são realizadas online, mas limitadas a apenas um produto por pessoa.
Além disso, para obter o produto não basta apenas pagá-lo. O site faz uma curadoria de compradores: no ato da compra, para “provar que não é um robô”, você deve responder em até 50 palavras à pergunta “por que a arte importa?”. O “por que”, riscado, cria uma sensação de dualidade à questão — “a arte importa?”.
“O registro não compromete você a comprar nada, mas também não garante que você poderá comprar qualquer coisa”, esclarecem os termos e condições da loja. O responsável por avaliar as respostas será um comediante profissional de stand up que fará um julgamento imparcial e independente, segundo o site.
Os produtos têm preços entre 10 e 850 libras, sendo o mais barato latas de tinta preta assinadas pelo artista e o mais caro o colete à prova de balas usado pelo artista Stormzy durante o festival Glastonbury. Confira abaixo alguns dos produtos disponíveis na loja.