Estilo & Cultura
Saiba quais são as maiores piscinas de Curitiba
Com 50 m x 25 m, uma das maiores da cidade, piscina do Santa Mônica pode receber competições de natação. Crédito: Divulgação
O sol e o calor do verão são um convite para um bom mergulho. Para quem não pode (ou não quer) descer até o litoral ou visitar os rios de Curitiba e região, a saída para se refrescar é recorrer às piscinas.
Na capital, as maiores delas estão localizadas nos clubes sociais e nos Centros da Juventude e Clubes da Gente, mantidos pela prefeitura. Com medidas oficiais, como as utilizadas na construção das piscinas que servem às provas olímpicas, elas permitem aos nadadores desfrutarem momentos de relaxamento e também pegarem firme no treino para fazer da atividade uma aliada na manutenção da saúde e da boa forma.
Confira quais são e onde estão localizadas algumas das maiores piscinas de Curitiba.
Clube Curitibano
Com 1.250 m² de área, a piscina do Clube Curitibano está entre as maiores em funcionamento na capital. Com medidas olímpicas, ela tem 50 m de comprimento por 25 m de largura, 2 m de profundidade e nove raias. Construída em uma área coberta, a piscina ainda conta com sistema de aquecimento d’água, o que garante mais conforto aos nadadores. O uso desta e das demais piscinas do clube é restrito aos associados.
Santa Mônica Clube de Campo
Outro clube que oferece piscina com medidas olímpicas para seus associados é o Santa Mônica. Construída de acordo com os padrões da Federação Internacional de Natação (Fina) e inaugurada em novembro de 2016, ela mede 50 m de comprimento por 25 m de largura (totalizando 1.250 m² de área) e tem 2,1 m de profundidade. Com 10 raias, e instalada em área coberta com sistema de aquecimento da água, a piscina tem condições de receber competições de natação nacionais e internacionais.
Clube Duque de Caxias
Nem uma, nem duas. São três as piscinas do Clube Duque de Caxias que integram a lista das maiores instaladas na capital. Com 25 m de comprimento por 16 m de largura (e 400 m² de área), elas se enquadram na categoria semiolímpica e se diferenciam pela profundidade e localização no clube. Nas duas externas, sendo uma com toboágua, as profundidades variam de 1,03 a 1,35 e de 1,35 m a 1,68 m. A piscina coberta, por sua vez, mede entre 1,3 m e 1,63 m de profundidade e ainda conta com sistema de aquecimento da água.
Círculo Militar
No Círculo Militar, também são três as piscinas que estão entre as maiores da cidade. Medindo 25 m de comprimento por 12,5 m de largura (312,5 m²), elas também se enquadram na categoria semiolímpica e contam com sistema de aquecimento da água, no caso das duas cobertas. Na piscina externa, o destaque fica por conta do trampolim. Para absorver o impacto dos saltos na água, esta piscina chega aos 5 m de profundidade na área abaixo do equipamento e 1,2 m na sua parte mais rasa. O acesso às piscinas é permitido exclusivamente aos associados.
Clubes da Gente e Centros da Juventude
Localizados em diversos bairros de Curitiba, os Clubes da Gente e Centros da Juventude contam com piscinas abertas à comunidade. Mantidas pela prefeitura, elas também se enquadram na categoria semiolímpica, medindo 25 m de comprimento por 12,5 m de largura, totalizando 312,5 m². Atualmente, as piscinas de natação estão localizadas nos Clubes da Gente do Bairro Novo, CIC e Tatuquara e nos Centros da Juventude Eucaliptos (Regional Boqueirão) e Vila Audi-União (Regional Cajuru). As turmas de natação estão em férias e retornam às atividades no dia 05 de fevereiro.