Estilo & Cultura
Antigos banheiros públicos viram restaurantes moderninhos em Londres
No minúsculo café The Attendant, os antigos mictórios se transformara no balcão para as refeições. Fotos: Divulgação.
Dois restaurantes de Londres têm dado o que falar pela localização um tanto inusitada: antigos banheiros públicos. Mas não espere encontrar qualquer odor característico dos velhos tempos nos dois estabelecimentos da capital inglesa, pois o que inundam as narinas dos clientes são aromas de pratos muito criativos, inclusive, com estrela Michelin. Você toparia fazer uma refeição num deles?
Um farto café da manhã e saladas, sopas e sanduíches no almoço fazem do minúsculo The Attendant uma endereço concorrido no bairro de Fitzrovia, próximo ao Museu Britânico e à Oxford Circus. Mas além do menu e do expresso, a localização tem atraído muitos curiosos: o restaurante ocupa um antigo mictório público que funcionou entre 1890 e 1960.
Os donos do The Attendant precisaram de dois anos para fazer uma restauração total do espaço. Como resultado, um local aconchegante e cheio de detalhes curiosos. Os mictórios de porcelana originais, por exemplo, foram transformados no balcão para refeições, que formam uma bela composição com o piso vitoriano.
Comandado pelo chef Tom Sellers, que conquistou com a casa uma estrela Michelin em 2013, o Story ocupa as antigas instalações de um banheiro público vitoriano no moderninho bairro de Southwark (do outro lado do Tamisa, está a Torre de Londres). O restaurante abusa da criatividade, inclusive no couvert. A vela posta à mesa, por exemplo, é feita de manteiga e é para ser passada no pão.
O menu de degustação, que promete evocar memórias da infância (inglesa, é claro!), custa a partir de 39 libras no almoço (de terça a quinta, subindo 80 libras nos demais dias) e 100 libras no jantar. A casa ainda conta com uma biblioteca, que é formada por obras doadas pelos próprios clientes. Fica aberto para almoço (do meio até 16h30) e para jantar das 18h30 à meia-noite.