Estilo & Cultura
Feirinha do Largo da Ordem vai mudar de cara
Foto: Gazeta do Povo/Arquivo | GAZETA
A Feira de Arte e Artesanato Garibaldi, popularmente conhecida como feirinha do Largo da Ordem, vai ganhar uma nova cara até o final do ano. Isso graças a um sistema inédito de barracas que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está desenvolvendo para facilitar a vida dos comerciantes e dos 20 mil visitantes que comparecem à feira todo domingo.
“As atuais barracas já estão obsoletas. A nova armação será mais leve, prática e útil aos feirantes e clientes”, explica o arquiteto José Novak, responsável pelo projeto no Ippuc. As novas barracas serão mais leves (aço galvanizado), fáceis de armar e com proteção contra chuva e sol, o que vai formar um grande corredor coberto de passagem para os visitantes.
O tamanho será o mesmo, mas o novo desenho prevê cobertura retrátil (de um metro sobre a via) e que a barraca possa se fechar e concentrar a armação em um só eixo.
Atualmente, segundo dados do Instituto Municipal do Turismo de Curitiba, são 1.250 barraquinhas ao todo. E a modernização das unidades faz parte de um estudo de renovação de toda a feira.