Estilo & Cultura
11 sinais de que você pode ser alérgico ao seu apartamento
Das cortinas ao ventilador de teto, descubra quais são as principais fontes de alergias dentro da sua casa (Foto: Bigstock)
Você já sentiu os olhos incharem, mesmo dentro de casa? Ou quando você abre a porta começa a espirrar? Mofos, ácaros e poeira se acumulam em cantos escondidos pela casa, e podem desencadear processos alérgicos. O lado bom é que eles são, muitas vezes, fáceis de resolver – basta encontrar a fonte do problema – e deixam alguns sinais claros.
Confira quais são os sinais que o apartamento mostra quando ele é a causa da sua alergia, de acordo com informações da revista Bustle.
- Você sempre acorda com os olhos inchados?
Esse pode ser um sinal de que a sua cama pode ser a fonte do problema. Você usa um travesseiro de penas? Considere trocá-las. Os olhos inchados podem ser devido, ainda, a ácaros e poeiras. Lembre-se de trocar os lençóis uma vez por semana, e lavá-los em água quente. - Você espirra quando o ventilador está ligado?
Repare na próxima vez que você ligar o ventilador. Se, de repente, começar a espirrar, o ventilador precisa de uma limpeza. Use um aspirador de pó ou pano molhado e retire toda a poeira acumulada. - Você se sente abatido depois da limpeza da casa?
Isso não significa que o seu apartamento seja a fonte do problema, mas talvez os produtos que você esteja usando na limpeza dele, sim. Alguns produtos lançam odores, que ficam concentrados, e podem irritar a mucosa nasal. Na próxima vez que for limpar a casa, deixe as janelas abertas. - Você não aguenta mais a umidade?
A umidade é o principal ingrediente para o crescimento do mofo. Se a sua casa é muito úmida, pode ser fonte de mofo e, consequentemente, fonte da alergia. Talvez seja melhor investir em um higrômetro, que mede a umidade dentro do ambiente ? e mantenha a 40%, ou menos. - Você não pode sentar no chão?
Ficar no chão é um dos hábitos mais corriqueiros para quem vive em um apartamento pequeno. No entanto, isso pode agravar as alergias, por conta da poeira e dos ácaros espalhados. Uma dica é: abandone o tapete, especialmente no quarto. - O ar condicionado parece piorar os sintomas?
Mesmo que você limpe o aparelho de ar condicionado da melhor forma possível, a sujeira e o pó conseguem entrar toda vez que for ligado. Troque os filtros, sempre que possível. - Suas alergias persistem mesmo no inverno?
Se, mesmo longe do pólen da primavera e da umidade do verão, você continuar com os sintomas de alergias, verifique o mofo. Procure principalmente no banheiro e atrás da geladeira, na cozinha. - Você não suporta a bagunça?
A bagunça é o pior inimigo das alergias. É naquela pilha de livros e revistas empoeirados que se acumulam a poeira e a sujeira ? principal causadores das alergias. Limpe sempre que possível. - Você se sente pior depois de cozinhar?
A combustão, que vem do gás de cozinha, fogueiras, lâmpadas de querosene e outros aparelhos, pode produzir dióxido de nitrogênio e outros poluentes que, se não forem ventilados para fora, ficam retidos no ambiente. Cozinhe com a janela aberta. - Você se sente tonto depois de pintar?
A tinta usada na pintura da casa também pode liberar gases. Se você sentir tosse, nariz escorrendo, dor de garganta e congestão, fique atento. Quando for pintar a casa, procure por tintas sem composto volátil orgânico, para evitar uma reação alérgica. - Você não suporta as janelas abertas?
As janelas abertas são as portas de entrada de pólens e outros alérgenos. Porém, há outras maneiras das janelas se tornarem fontes de alergias ? através das cortinas. Lembre-se de lavá-las com frequência.