Haus
Elevador permite acesso de pessoas com deficiência física à piscina

O Poolpod permite que pessoas com dificuldades de locomoção possam entrar e sair de uma piscina. O usuário pode controlar o dispositivo estando nele, de dentro ou de fora da piscina. Foto: Divulgação Poolpod Products
A empresa de design industrial Poolpod Products, de Glasgow, no Reino Unido, criou um elevador capaz de ajudar pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção a entrarem em uma piscina da forma mais independente possível. O equipamento já está presente em lugares como o Zaha Hadid’s London Aquatics Centre, em Londres, e o Tollcross International Swimming Centre, centro de jogos aquáticos de Glasgow.

Vencedor da competição internacional lançada pela organização das Olimpíadas e Paralimpíadas para os jogos de 2012 em Londres – para encontrar um mecanismo inclusivo que permitisse o fácil acesso de todos às piscinas -, o elevador Poolpod não foi usado na época durante as competições por decisão do designer e fundador, Josh Reid. Segundo ele, alguns componentes do equipamento estavam reagindo com os químicos das piscinas.
Resolvido esse contratempo, o Poolpod é hoje uma solução para uma sociedade mais inclusiva. As pessoas podem usá-lo de pé ou sentadas em uma cadeira de rodas submersível desenhada especialmente para o elevador. O usuário pode controlar o dispositivo estando no próprio Poolpod, de fora ou de dentro da piscina. E não há cabos, porque o elevador é alimentado por baterias recarregáveis. Uma carga completa permite 50 movimentos completos (descida e subida).



LEIA MAIS