13 lançamentos de móveis que destacam os materiais naturais para decorar a casa
Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo
Não há dúvidas de que os materiais industrializados oferecem uma infinidade de usos, texturas e soluções para o universo do mobiliário e da decoração. Mas isso não significa que os designers e marcas tenham deixado de lado o apreço pelos elementos naturais.
Pelo contrário, na 8ª Semana de Design de São Paulo o que se vê é a aposta na madeira, couro, linho, algodão e fibras naturais – ou na mescla deles – como forma de destacar o conforto e a estética das peças, sejam elas clássicas ou contemporâneas.
A HAUS está visitando a DW! 2019 e elenca 13 peças mostrando que as texturas naturais seguem em alta. Confira!
Leveza
Assinada por Bruno de Carvalho para a Novo Ambiente, a cadeira Leve mescla madeira e latão na estrutura e traz revestimento em couro no assento e encosto, compondo um desenho elegante.
Multifunção
Na Natuzzi Itália, o destaque fica por conta do pufe mesa Silo, com estrutura revestida em couro e tampo em madeira maciça. A peça compõe a coleção Agronomist, assinada pelo designer holandês Marcel Wanders.
Das portas à parede
A linha Stone, da Ornare, tem nas pedras seu destaque, como o nome sugere. Com espessura de 3 mm, as peças da Teclan revestem das portas dos armários dos dormitórios e cozinhas às paredes e painéis.
Pedra, pra que te quero
Outra marca que aposta na pedra é a Ovoo, por meio da linha monolito. Dela fazem parte peças como o pufe mesa revestido inteiramente com pedra hijau.
Ode à madeira
O aparador Horizonte, de Lia Siqueira, é apenas um dos lançamentos que a Etel apresenta em sua Ode à Madeira, como a coleção foi batizada. Sozinha, ou acompanhado da pedra, como no banco de Claudia Moreira Salles, ela enfatiza os tons, veios e texturas do elemento natural.
Contemporâneo
Dentro da linha contemporânea da Claridge, a cadeira Luna traz assento em couro em composição com a fibra de vidro e o aço carbono de sua estrutura.
Multicolor
Araucária, roxinho, jatobá, jequitibá. Estas são as opções em madeira maciça dos puxadores assinados pelo Estúdio Cruzeta.
Maciços
Também em madeira maciça são os incensários da Designer Artesão, de Elizandro Rabelo.
Relaxamento
Couro e linho. A combinação perfeita para proporcionar conforto está presente na poltrona 747, que traz um desenho enxuto para o modelo reclinável, da Fahrer Design.
Texturas
Já a chaise Goma, da Prototype com Toca da Movelaria, abusa dos elementos naturais para destacar seu desenho contemporâneo. Com estrutura em aço carbono e detalhes em latão maciço, ela traz assento com revestimento em algodão e tricô artesanal no encosto. A madeira não fica de fora e faz o tampo da mesa de apoio, em jequitibá.
Telinha
Extensão da linha Tela, de Guilherme Wentz, a banqueta de mesmo nome é “100% natural”. Sua estrutura está disponível em três tipos de madeira (carvalho, tauari e ebanizada), sempre com encosto em palhinha. Para o assento, por sua vez, algodão ou couro.
Leather bar
A pele também aparece no revestimento do bar da Artefacto Beach & Country. Além de dar o acabamento externo, o material também reveste a parte interna do móvel, incluindo a gaveta que faz as vezes de frigobar.