Design Weekend SP

DW! Design Weekend 2023

BoomSPDesign transforma Copan em galeria de design; mostra reúne mais de 30 expositores

Cristina Seciuk e Sharon Abdalla
14/03/2023 11:09
Thumbnail

Evento âncora da DW!, BoomSPDesign chega à 16ª edição. | Cristina Seciuk/HAUS

Um dos eventos âncora da DW! - Semana de Design de São Paulo -, o BoomSPDesign chega à sua 16ª edição com um 'gostinho' especial. Pela primeira vez, o evento ocupa o Terraço Copan, transformando um dos prédios mais emblemáticos da cidade em polo de cultura, arte e design, em linha com o movimento de reocupação do centro antigo de São Paulo.
Beto Cocenza, idealizador do BoomSP Design destaca que 2023 traz duas grandes mudanças na trajetória do evento. "Primeiro o calendário, porque sempre fomos no segundo semestre; outra, a mudança radical de região. O Centro de São Paulo está cada vez mais atraindo a indústria criativa e seus players. Estúdios de design, arquitetos artistas... Para a gente, este movimento é muito legal e bastante importante porque eu adoro São Paulo e conseguir sair de um ponto desenhado pelo Oscar Niemeyer [o parque Ibirapuera, onde o BoomSPDesign ocorria há cinco anos, no prédio da Bienal] e vir para o Copan é realização pessoal”, comemora.
No total, são 34 expositores, entre marcas consagradas e jovens designers, que apresentam em formas, funções e sensações suas maneiras de compreender e atuar no mundo.
HAUS visitou a BoomSPDesign, em parceria com a NPK Mármores, e selecionou nove deles. Confira!

Torre de Babel

Foto: Sharon Abdalla/HAUS
Foto: Sharon Abdalla/HAUS
Como o nome sugere, a coleção Babel é inspirada na passagem bíblica que menciona a convivência entre pessoas de diferentes nacionalidades e idiomas. Assinada por Enzo Zobocinski para a By Poli, ela é composta por três módulos em resina que podem ser utilizados juntos, em um formato que remete à torre, ou separadamente, em composições diversas. As peças são feitas manualmente e estão disponíveis em diversas cores.

Objeto ou instalação?

 Foto: Sharon Abdalla/HAUS
Foto: Sharon Abdalla/HAUS
Nem um, nem outro. Ambos. O lustre da coleção Vintage, apresentado pela Baccarat, une a classe e a elegância dos cristais a peças inusitadas, como um guarda-chuva (apropriado para os dias em São Paulo, inclusive) e um saco de boxe. O resultado é uma luminária de piso com presença marcante e estética instigante.

Mineiridade

  Foto: Cristina Seciuk/HAUS
Foto: Cristina Seciuk/HAUS
“Vejo como tanta gente hoje se inclina para a tecnologia, quis me voltar para a tradição”. Filipe Lima, nome à frente do escritório de design Lima, mergulha nas suas raízes de Tiradentes (MG) para apresentar Saibro, coleção de mobiliário que resgata a essência do viver local, a rusticidade e a madeira natural como protagonista dentro das casas. Os móveis em Vinhático e Jequitibá maciços são construídos a partir de técnicas tradicionais de marcenaria. Pontas, volumes e designs que levam a desequilíbrios chamam a atenção em “móveis para se estar atento”. Destaque para o banco Pirambeiras (que tem a base descentralizada), o aparador Pinga e o banquinho Saibro (que deu início à “família”).

Luxo periférico

  Foto: Cristina Seciuk/HAUS
Foto: Cristina Seciuk/HAUS
Uma das marcas de design e alto padrão mais reconhecidas do mundo, a Natuzzi convidou a artista plástica Tina Gomes para realizar uma intervenção em tempo real em uma de suas mais tradicionais peças: a poltrona Re-vive. Durante o BoomSPDesign, a artista recobre o mobiliário com desenhos feitos com canetas coloridas que retratam a "periferia colorida' e destacam sua alegria e aconchego.

Homenagem

 Foto: Sharon Abdalla/HAUS
Foto: Sharon Abdalla/HAUS
O frio do metal não é páreo à sensação de aconchego proporcionada pela cadeira Cidadão, por Fabio Melo Design. Com formas robustas e assento e encosto em tela aramada, ela tem um balançar amplo, que remete ao balançar da rede e das ondas do mar carioca. A peça é uma homenagem do designer ao seu tio Wilson Lyra, o Cidadão.

Para decorar e vestir

 Foto: Sharon Abdalla/HAUS
Foto: Sharon Abdalla/HAUS
A série Roller, criada por Regina Silveira e Renata Meirelles, eleva o design têxtil a um novo patamar. Cortadas a lazer em tecidos como seda, tafetá e camurça, as peças apresentam pulseiras, colares e lenços com padrões gráficos e arquitetônicos com toque delicado e fechamento por ímã. As peças ainda têm dupla funcionalidade e, além de assessórios, podem ser utilizadas como esculturas suspensas.

Cardume

  Foto: Cristina Seciuk/HAUS
Foto: Cristina Seciuk/HAUS
Coleção Submerso, de Vinícius Cabral, brinca com o imaginário. São seis esculturas feitas a mão, realizadas em papel machê e gesso acrílico, que exploram a simbologia do peixe de formas inusitadas. Escamas, ovas e formatos provocam deixando prevalecer o subjetivo.

Chão ressignificado

  Foto: Cristina Seciuk/HAUS
Foto: Cristina Seciuk/HAUS
Enzo Sobocinski explora a brasilidade com irreverência e ressignificação na cadeira Tapetinho. Na peça, o tradicionalíssimo tapete de tear, figurinha fácil nas cozinhas país afora, ganha protagonismo pendendo desde o espaldar. Sua aplicação sobre a madeira não tem fixação. Cortes na madeira do móvel servem de apoio, o que permite que o tapetinho seja disposto de formas diversas ou trocado para se adequar à decoração.

O designer do ano

 Foto: Cristina Seciuk/HAUS
Foto: Cristina Seciuk/HAUS
Escolhido designer do ano da edição 2023 do BoomSPDesign, o artista italiano Francesco Maccapani Missoni apresenta a instalação "A dança das cores". Em breve você lê entrevista exclusiva do designer a HAUS sobre sua obra, processo criativo e a exposição no país.