Design for a Better World Award
Design
Troféu em forma de Curupira feito de fungos é destaque no DFBW Award
A premiação inédita lançada pelo Centro Brasil Design tem troféu exclusivo desenvolvido pelo premiado escritório Furf Design Studio. | Furf Design Studio e CBD
O premiado escritório Furf Design Studio, da dupla Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, revelou em primeira mão para HAUS o troféu criado para a primeira edição do Design for a Better World Award (DFBW Award), uma iniciativa do Centro Brasil Design (CBD) para premiar soluções criativas que impactam de forma positiva a sociedade em busca de um mundo melhor.
O troféu traz a raiz brasileira para o centro do palco de uma forma nunca antes vista. A principal inspiração dos designers é o Curupira, entidade protetora das florestas oriunda do folclore indígena tupiniquim.
De acordo com a lenda, esse ser das matas tão brasileiro tem cabelos de fogo e os pés virados para trás, a fim de enganar os caçadores. Os Furfs explicam que até isso casa com o significado do prêmio. "Pés que apontam para o lado contrário servem também de convite para olhar para o passado, para caminhar para o futuro. Reconhecer sabedorias ancestrais para desenhar um mundo melhor", como escrevem em nota oficial do CBD.
Outro pulo-do-gato do troféu está no material utilizado para sua confecção: um biocomposto de micélio com descartes da agroindústria, que foi desenvolvido pela empresa Mush. Esse é um dos materiais mais sustentáveis disponíveis atualmente no mundo.
“Esse é o resultado da combinação da sabedoria da natureza com a criatividade da ciência. A provocação é que a cada edição o curupira seja produzido com um material diferente, sempre o mais sustentável possível. O troféu é o próprio manifesto da premiação: mutável e better a cada ano”, comentam os Furfs.
A premiação será anunciada no dia 30 de novembro de 2021, em cerimônia online. O prêmio é direcionado às pessoas, aos negócios, startups e organizações que contribuem com soluções para transformar o mundo e tem foco em cinco áreas principais: design, comunicação, arquitetura e construção, cidades e maker kids.
Os premiados poderão usar o selo DFBW Award em seus produtos e projetos, além de inúmeros benefícios que a premiação pode trazer, como visibilidade na mídia e redes sociais; acesso à inscrição no iF Design Award sem pagamento da taxa; fazer parte de um e-book dos premiados e de um index de soluções para um mundo melhor, entre outras oportunidades.
Além dos premiados, haverá a indicação para o Best World Project, prêmio máximo do DFBW Award, aos quais será entregue o troféu exclusivo desenvolvido pelos designers da Furf Design Studio em parceria com a Mush.