Design

Terceiro dia de Semana D discute o processo criativo

Eloá Cruz
07/11/2015 00:00
Thumbnail

Designers e empresários se reuniram para conversar sobre o trabalho em startups. Foto: Eloá Cruz.

Nesta sexta-feira (6), terceiro dia da Semana D, o processo criativo foi a principal temática do evento. Durante um bate-papo no Espaço D +, Higo Lopes Alcântara Lima, gerente de visual merchandising da Granado, Elaine Ramos Coimbra, diretora de arte da editora Cosac Naify, e Miriam Romy Hayashi e Gustavo Lima Chelles, designers que produziram a tocha das Olimpíadas de 2016, mostraram cases de desenvolvimento de produtos e resultados alcançados.
Além do painel desta tarde, uma conversa entre designers no final da manhã abordou sobre o trabalho em startups — pequenas empresas com custo de manutenção muito baixo. Participaram do bate-papo Amilton Paglia, da Matilha Estúdio, Mauricio Noronha, da Furf Design, e Andrea Pacheco, interface designer, e João Rocha, designer português com foco em experiência de usuário aplicada à criação de produtos e serviços inovadores.
Os convidados comentaram sobre como abrir e desenvolver sua própria startup com foco no design. E para obter sucesso, todos concordaram que o design precisa humanizar os produtos. “O mundo está todo conectado. Cada vez mais há nichos e supernichos que precisam ser explorados. E é preciso que existam processos para atingir essas pessoas”, explicou João Rocha durante o evento.
Para Maurício Noronha, da Furf Design, o design é uma ferramenta estratégica. “O que você vai vender é lifestyle, algo que aproxima o produto do consumidor”, esclarece o designer. Ele também deu recado para quem é empreendedor: “Acho que tanto que está consolidado no mercado como quem está começando vai passar por momentos difíceis. Não desista. Se você faz seu trabalho com amor, é o que importa. Não faça com que o mundo te mude, você que tem que fazer o mundo mudar”.
Eggs Design
No final da tarde desta sexta-feira, os profissionais da Eggs Design realizaram palestra sobre design holísitico. Paal Holter e Ulla Sommerfelt explicaram a teoria da temática, que tem como estrutura três níveis de influência do design: conteúdo, negócios e tecnologia e estratégia.
Para Paal, o design holístico é uma experiência fantástica. “Eu acho que todos concordam que a ideia de design é ter criatividade, mas com um plano. E toda a criatividade com um plano já existe há muito tempo. Essa é uma profissão muito antiga. E tudo gira em torno de forma e função”, explicou o profissional durante a palestra.
Com base nos três pilares, os designers noruegueses mostraram cases de sucesso do escritório. Para tornar a palestra mais divertida, Paal interagiu com a plateia desafiando a todos com um quiz de duas perguntas que eram respondidas em site online. O vencedor ganhou dos designers um copo de whisky, cuja parte de baixo pode ser retirada e gelada no freezer.