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Stool 60 completa 90 anos com edições especiais comemorativas

Stool 60 “natural”. | Artek/Divulgação
Um banco com três pés e assento redondo, todo em madeira. Uma peça simples que é ícone do design pela elegância, atemporalidade e funcionalidade, assim como por trazer em si o que, à época de seu lançamento, há exatos 90 anos, foi uma importante inovação: o pé em L produzido a partir da "dobra” da madeira, e não da junção de dois pedaços diferentes. Esse é o Stool 60, assinado pelo arquiteto e designer finlandês Alvar Aalto, que celebra o marco dos 90 anos com edições especiais comemorativas.
Três modelos já foram apresentados pela Artek, marca finlandesa criada por Aalto e sua esposa, a designer Aino Aalto, além do historiador da arte Nils-Gustav Hahl e da colecionadora Maire Gullichsen, e que produz o banco até hoje.

O modelo Kontrasti valoriza o pé em L, criado por Aalto e pelo designer e marceneiro Otto Korhonen a partir de uma técnica que envolve a inserção de lâminas de madeira e cola em uma das pontas da peça maciça e o uso de calor para dobrá-la. Na edição comemorativa, as lâminas de madeira usadas são mais escuras do que o tom predominante no banco, colocando em destaque o processo de produção da peça.

Paimio Sanatorium, por sua vez, faz referência ao sanatório para pacientes de tuberculose projetado pelo casal Aalto e erguido na cidade finlandesa de Paimio. Para isso, usa cores relacionadas a atividades do dia a dia dos pacientes do local – azul céu, verde floresta e amarelo sol –, já que as caminhadas e passeios ao ar livre integravam o tratamento.

Há ainda o modelo Sleeping Beauty, feito em parceria com o arquiteto japonês Tsuyoshi Tane e disponível apenas na loja Artek Tokyo. Ele é produzido a partir de bétula – a matéria-prima do Stool 60 – enterrada em diferentes tipos de solo, criando um efeito pátina.

História
O Stool 60 pode ser visto como um móvel que materializa algumas das principais preocupações de Alvar Aalto na década de 1930. Dedicado ao funcionalismo desde metade dos anos 1920, o arquiteto estava sempre atento à função das edificações e peças de mobiliário que projetava. Além disso, tanto em seus projetos arquitetônicos quanto nos de design demonstrava uma preocupação com a junção entre planos – o que, no caso do mobiliário, veio a ser trabalhado com a proposta de “dobrar” madeira e os pés em L e em Y.
Quando o móvel foi criado, Alvar e Aino começavam a ganhar projeção internacional. Assim, a primeira “aparição pública” do banco foi em uma mostra de mobiliário finlandês chamada Wood Only, realizada em novembro daquele ano na loja de departamentos Fortnum & Mason, em Londres. Naquele primeiro contato, chamou a atenção do público – não apenas pela perna inovadora, mas também pelo design que permitia o empilhamento dos bancos – e começou a ser exportado para a Inglaterra antes mesmo da fundação da Artek, que só ocorreu em 1935.

De lá para cá, o banco ganhou inúmeras versões. Em geral, a variação se deu sobre os assentos, que tiveram várias cores e acabamentos, mas um modelo com quatro pernas, o E60, também passou a ser produzido a partir de 1934. O móvel ainda deu origem a um banco de bar, mais alto.
O Stoll 60 é até hoje produzido na mesma fábrica na Finlândia, a partir de árvores de bétula com idade variando entre 50 e 80 anos e por meio de um processo que envolve mais de 40 etapas. Um vídeo da Artek mostra como se dá a produção. As peças têm garantia vitalícia.