Design
Startup cria plataforma que conecta compradores e designers de todo o país
O Banco Centopeia, do Mula Preta, é um dos produtos disponíveis para venda na Boobam. Foto: Reprodução
Há pouco mais de um ano disponível na internet, o marketplace Boobam, focado em peças de design e de arte, já conta com 130 marcas nacionais. Entre elas, Rodrigo Ohtake, Studio Zanini, Guilherme Wentz, Mula Preta, EM2 Design, Ovo, Studio Paulo Kobylka e Oslo, que disponibilizam seus trabalhos para venda direta ao consumidor final.
“Vimos uma oportunidade de aplicar a tecnologia para eliminar o meio de campo desse mercado. Conectamos diretamente a pessoa que quer vender com a que quer comprar”, afirma Thomaz Vidal, um dos fundadores da plataforma. “Criamos um espaço que melhora o lado do vendedor e do comprador, facilitando a vida de todos”, completa.
Lado a lado com figuras já consagradas, estão designers e estúdios em início de carreira, colocando a Boobam também como incentivadora na construção de marcas. “Inicialmente, mapeamos os expoentes do mercado, como uma estratégia. Mas agora desconhecidos também têm vez. Se o artista tem um trabalho e uma apresentação bacanas e consegue entregar, ele pode estar na plataforma”, explica Vidal.
Abrir uma loja na Boobam não tem custo e os designers e artistas determinam livremente os preços de seus produtos. Em contrapartida, ficam com 75% do valor de cada peça vendida e repassam os 25% restantes à startup.
Todos os interessados em disponibilizar seu trabalho passam por uma avaliação do grupo de sócios, formado também por Henry Barclay, Marco Azeredo (ambos fundadores com Vidal) e Fernando Val. Segundo os sócios, o objetivo da curadoria não é julgar o trabalho ou a criatividade do artista, e sim manter um padrão visual e de qualidade.
Um dos aspectos avaliados é a apresentação. “Se o trabalho for bom, mas as fotos dos produtos forem ruins, tremidas, não é aceito”, afirma Vidal, que diz que, dependendo do caso, há um feedback para o profissional sobre a necessidade de melhorias para uma nova tentativa de entrar para o quadro de lojas da plataforma.
Mais um quesito importante é a capacidade de entrega do estúdio ou profissional. Cada um é livre para determinar o tempo necessário. Há produtos disponíveis para pronta-entrega, com prazo de 10 dias e até com mais de dois meses de tempo de produção. “Eles podem anunciar o tempo de produção que desejarem, desde que cumpram o prazo estipulado”, ressalta Vidal.
O internauta pode filtrar sua busca no Boobam por designer ou por categorias de produtos: luminárias, móveis e objetos de decoração. É possível encontrar peças com valores mais baixos, como cinzeiro de R$ 80, até as com preços mais encorpados, como escrivaninha de R$ 28 mil. Pagamentos podem ser feitos com cartão ou boleto bancário e terão que contemplar também o frete. Para efetuar uma compra, é necessário fazer um cadastro gratuito.
*Especial para a HAUS.