Semana de Design de São Paulo

Design

Saiba o que esperar da DW!, o maior festival de design da América Latina

Laura Ré, especial para HAUS
São Paulo
05/03/2024 19:25
Thumbnail

13ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo acontece entre 14 e 24 de março | Divulgação/DW!

Por mais um ano a capital paulista será cenário para a DW! Semana de Design de São Paulo, maior evento do setor na América Latina. Entre os dias 14 e 24 de março, será realizada a 13ª edição do festival urbano, distribuído em oito distritos espalhados pela cidade: Alameda Gabriel; D&D Shopping; Jardins, Ibirapuera, Moema e Sul; Shopping Cidade Jardim; Pinheiros, Vila Madalena e Oeste; Shopping Lar Center e Norte; Paulista, Centro e Higienópolis; e Digital.
Com mais de cem endereços e quase duzentas ações distribuídas pelas regiões, o festival deste ano conta com a participação de mais de mil criativos de diversos segmentos e a expectativa é por um público de 50 mil visitantes para esta edição 2024, que terá a maior parte da programação gratuita.
A 13ª edição da DW! adota uma temática especial: a água. A escolha pela coincidência no calendário do evento com o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e é inspirada no documentário "Entre Rios", de Caio Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini. A partir do tema, a identidade visual criada pela arquiteta, designer gráfica e educadora Maria Cau Levy Figliolini representa cada distrito da DW! 2024 com o trecho de um dos rios ou córregos que cortam São Paulo, propondo um outro ponto de vista sobre a cidade.
Além de promover a valorização de espaços públicos emblemáticos e de bairros que são centros de renovação e reinvenção da economia criativa e do design autoral, a Semana de Design de São Paulo também terá ações especialmente direcionadas ao Centro da capital, incluindo a ocupação inédita de edificações históricas e icônicas.
O Circuito DW! Prédios Históricos terá atividades especiais no Edifício Itália, no Edifício Martinelli (pela primeira vez na história do festival), na Galeria Metrópole, no Edifício Virgínia, no Edifício Renata (recentemente retrofitado), no Basílio 177 (antigo edifício da Telefônica) e no Edifício no Largo da Misericórdia (SOMAUMA).
Na área de exposições, a maior da DW! 2024 é a "Do objeto à cidade: design em tudo", com curadoria de Winnie Bastian e cenografia do Studio Garoa. A proposta é trazer o design em diferentes escalas, desde utensílios domésticos banais até os grandiosos equipamentos urbanos. A exposição entra em cartaz no dia 15 de março, no Shopping Lar Center, e segue até o dia 31 deste mês, para além do calendário do festival.
Outra novidade é a instalação "Gigantes do Design", assinada por Teto Casa, que espalhará 21 cadeiras monumentais com materiais, tecidos e acabamentos comuns às de tamanho real pela cidade de São Paulo.
Lauro Andrade é o visionário por trás do conceito da DW!, concebendo-a como um evento urbano de design com a missão de se envolver com a dinâmica da cidade e impulsionar transformações sociais - tanto individual quanto coletivamente. Assim, o festival é conhecido por unir arquitetura, arte, design, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação e tecnologia, além de outras vertentes da economia criativa. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (5), em São Paulo, em um edifício retrofitado projetado por Paulo Mendes da Rocha e ocupado pela Uniflux e SP Haus, Andrade destacou que, para a próxima década, o objetivo é expandir os horizontes do festival, além de trazer o cliente final para o circuito de design.