Design
Salão do Móvel Milão 2017: Haus escolhe o top 10 da feira de design
Exposição da Lee Broom. Foto: Divulgação
Eles são os caras
A longa fila que exigia horas de espera dos visitantes para entrar na exposição do escritório nipo-canadense Nendo na Via Luca Beltrami é o melhor termômetro. Oki Sato, um dos designers mais experimentais e inovadores da atualidade, encantou com uma proposta minimalista quase invisível de produtos e um conceito monástico de morar. Milão foi dele.
Apesar das criações dos astros Philippe Starck, Patricia Urquiola, Karim Rashid e Marcel Wanders serem onipresentes, quem se destacou com uma produção surpreendente e ainda maior que a do ano passado foi o jovem designer italiano de Veneza Luca Nichetto, que trabalhou com formas orgânicas e muito vidro.
Peças preferidas
Dois lançamentos viraram nosso sonho de consumo. A peça O, do holandês Marcel Wanders para Moooi, que é uma grande esteira circular para descanso e leitura, ou até mesmo para sentar normalmente e esperar o tempo passar.
A outra vem do Salão Satélite: o banco Tenderwood, da designer de Taiwan Erin Chu. É um banco de madeira que parece comum no primeiro olhar, mas que desperta sorrisos depois que se senta. O assento é estofado e emborrachado, o que demandou diversas soluções tecnológicas novas.
As melhores exposições
Ventura Lambrate é lugar obrigatório para quem quer ver design alternativo. Mas a região roubou a cena este ano com algumas das melhores exposições. Como a promovida pela italiana Salviati, que ocupou antigas estações de trem de Milão e deu novos significados aos espaços com criações de Murano, e a instalação futurística da Lee Broom em um espaço vizinho.
Aconchego é o sobrenome deles
A gente tira o chapéu para a italiana Paola Lenti e a holandesa Moooi. Os melhores showrooms são deles, respectivamente em Lodi, mais ao sul de Milão, e em Tortona. Dão aula de como vestir a casa com estilo, de como montar ambientes aconchegantes e surpreendentes para todos os sentidos.
Cantinhos escondidos que contêm o mundo
Misto de loja e galeria de arte e design, o Spazio Rossana Orlandi e a Nilufar Depot são de visita obrigatória. Com uma curadoria primorosa e antenada, os dois espaços oferecem um catálogo de peças de jovens designers do mundo todo.