Design

Quinta edição da Semana D encerra depois de seis dias de programação

Eloá Cruz
08/11/2015 22:00
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Docentes e pesquisadores do Programa em Design da UFPR debatem sobre a inovação no design.

A quinta edição da Semana D, que aconteceu entre os dias 3 e 8 de novembro contou com 50 palestras, 31 workshops, 15 debates e bate-papos, além de três ações coletivas, exposições, lançamentos de livros, bazares e fóruns. O evento, que é maior festival de design do estado, transitou ente quatro cenários diferentes do design: transformação, economia, estratégia e urbanidade.
Entre as palestras e bate-papos, destacaram-se o Fórum Internacional Cidades Amigas do Design, que em sua segunda edição contou com a presença de designers latino-americanos que trouxeram cases de sucesso de cidades que investiram no design para solucionar os problemas urbanos.
Exposição Egg Parade é uma das experiências da Semana D. Os ovos de 60 centímetros foram customizados por escritórios paranaenses.
Exposição Egg Parade é uma das experiências da Semana D. Os ovos de 60 centímetros foram customizados por escritórios paranaenses.
Também nesta edição de 2015, profissionais do escritório norueguês da Eggs Design palestraram sobre o design holístico, uma vertente que se baseia em conteúdo, tecnologia e estratégia. Os dois designers interagiram com o público e contaram como resolveram algumas problemáticas utilizando o design na sua forma pura.
De acordo com o presidente da Prodesign>pr, Tulio Filho, o principal objetivo do evento é valorizar o trabalho do designer. “A gente sabe que a melhor forma das pessoas entenderem o que é o design é mostrar o processo e não só mostrar o resultado final”, esclarece Tulio Filho. Para ele, é preciso mostrar que o design é focado no ser humano. “É natural para nós profissionais esse foco, mas não é claro para a maioria das pessoas”, admite.
A Prodesign>pr e o Centro Brasil Design são os realizadores do festival. E, neste ano, a Semana D alterou o modelo da estrutura do evento, que trouxe saldo positivo. De acordo com Letícia Castro, diretora executiva da Centro Brasil Design, entidade que realiza o festival, o fato da maioria das palestras e bate-papos serem realizados num espaço mais fluido colaborou com a interatividade do público. “Criamos um ambiente mais descontraído para mostrar o design como um todo. Precisávamos de sinergia, da troca de ideias e da conexão entre as pessoas”, esclarece.
Durante todos os dias de programação, a Haus esteve presente na cobertura dos seis dias de evento. Confira os principais momentos da semana: