Arte, design e café

Design

Projeto em Miami traz explosão de cores com inspiração africana

HAUS
14/01/2022 17:45
Thumbnail
Formas ousadas, padrões geométricos e cores exuberantes saltam aos olhos no projeto do artista multidisciplinar Yinka Ilori para o café Blue Rider, instalado no espaço de arte experimental Superblue, em Miami (EUA).
A energia e a alegria da cidade que recebe milhares de turistas anualmente e pulsa diferentes culturas foi o ponto de partida para o conceito do projeto, fortemente inspirado nas parábolas nigerianas e nos tecidos da África Ocidental que fazem referências às origens do artista britânico-nigeriano, em uma espécie de polinização cultural cruzada, bastante presente em sua obra.
Formas ousadas, padrões geométricos e cores exuberantes definem a obra do artista.
Formas ousadas, padrões geométricos e cores exuberantes definem a obra do artista.
“Adoro contar histórias do folclore tradicional nigeriano que celebram a felicidade e a alegria, a positividade e a esperança, e também adoro as histórias que vêm do meu lado britânico, já que eu nasci e fui criado em Londres. Estou inspirado por um híbrido de coisas diferentes. A linguagem, a comida, a cultura, o tecido, a materialidade, a energia. De certa forma, estou dando ao público uma visão sobre minha formação e permitindo que eles vivenciem partes de minhas experiências. Estou dando a eles um pouco de mim, o que é bastante pessoal", comenta Ilori, em nota.
Para o artista, a cor é uma ferramenta poderosa, capaz de manter os momentos vivos na memória e no coração das pessoas que com elas tiveram contato.
"Nesse espaço [Superblue], você vê as obras de artistas incríveis e sai realmente inspirado. Para mim, é um lugar onde você pode refletir e absorver o que viu. É um lugar onde você pode sentar, beber, falar sobre o que acabou de vivenciar, meditar, refletir e apenas absorver tudo”, completa.