Interiores e mobiliário
Design
Primeiro grande evento de design do ano, IMM Cologne apresenta tendências para 2024
Maior evento de interiores da Alemanha e um dos mais importantes do calendário mundial, a Imm Cologne reúne lançamentos e tendências do setor moveleiro, de design e decoração até esta quinta-feira (18).
A edição 2024 da tradicional feira alemã mira atender à rica variedade de estilos de vida e de projetos de interiores que caracterizam o mercado atualmente. Segundo Matthias Pollmann, vice-presidente de gestão de feiras comerciais da Koelnmesse (organizadora da Imm), o objetivo é "mostrar inovações na vida doméstica e demonstrar como as fronteiras entre arte e design estão se fundindo".
Além de um espaço para a troca de ideias, a discussão de tendências e o networking entre indústria e varejo, o evento é fonte de inspiração para os interessados em design de interiores mundo afora a partir das novas coleções e das inovações apresentadas.
Pelos estandes, propostas que aliam funcionalidade e estética e um amplo espectro que vai das linhas limpas às formas orgânicas e dos materiais tradicionais à alta tecnologia. Olhando para ambientes, destaca-se o apagamento das fronteiras entre áreas de estar e de trabalho (privilegiado por coleções multifuncionais e modulares), banheiros reinventados como spas privados e cozinhas evoluindo para jardins internos.
Tema central do mercado do design de interiores, a sustentabilidade se mantém presente (como em outros eventos do setor), reflexo dos esforços da indústria para otimizar o uso e a vida útil dos móveis, além de promover a produção a partir de matérias-primas reaproveitadas, de base biológica ou em processos fabris que evitam o descarte. Tópicos como sustentabilidade, reciclabilidade e durabilidade não afetam apenas a produção e o consumo, mas também influenciam cores e formas dos produtos.
Tons naturais como verdes e terrosos estão em alta. A integração de materiais naturais ou inspirados na natureza e o uso generoso de plantas confere frescor aos interiores, complementada por formas suaves e de inspiração orgânica no design de móveis.
Uma pegada de refúgio, segura e aconchegante, também aparece como tendência, privilegiando tecidos, padrões e texturas agradáveis ao toque, bem como materiais como madeira, couro e pedra natural, cada vez mais utilizados em acabamentos. Já a busca contemporânea por simplicidade se reflete em um mobiliário mais minimalista. Aqui surgem peças com design mais compacto e formas simples.
Em contraste aos tons terrosos de aparência natural, surgem cores ousadas. Tons como vermelho, amarelo e verde se afastam deliberadamente da paleta suave presente em muitas coleções. Os tons chamativos se destacam em poltronas e sofás, mas permeiam todos os cômodos.