Reconhecimento

Design

Prêmio Salão Design divulga vencedores de sua 25ª edição; conheça os projetos

HAUS
24/07/2023 20:21
Thumbnail
O Prêmio Salão Design anunciou nesta segunda-feira (24) os vencedores de sua 25ª edição. No total, são 11 projetos contemplados, entre premiados e menções honrosas, nesta que é uma das mais tradicionais premiações nacionais do segmento.
O resultado foi apresentado após duas etapas de avaliação do júri, composto por profissionais que são referência no mercado, como a crítica e historiadora de design Adélia Borges. Na primeira etapa, técnico-funcional, jurados ligados a associações e entidades de ensino do setor avaliaram os 562 projetos inscritos nesta edição do prêmio, em sete categorias. Destes, 228 foram selecionados como finalistas, passando, então, para a segunda etapa de avaliação: estético-criativa.
Este momento de avaliação foi realizado presencialmente em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, onde foram analisados os 189 projetos entregues pelos participantes entre os mais de 220 finalistas.
Conheça os projetos premiados e a avaliação do júri em cada categoria e produto!

Desafios dos espaços em transformação

Modalidade profissional:

Genkan, por Joaquín Ezequiel Ordóñez (ORDÖ diseño) - Buenos Aires/Argentina
"O rack para calçados Genkan é uma solução simples, versátil e funcional para o hábito difundido desde a pandemia de tirar os sapatos na entrada de casa. O sistema modular em dois tamanhos distintos permite composições horizontais e verticais, em que adultos e crianças podem tanto armazenar, como sentar para calçar seus sapatos. Tanto o material, compensado curvado, como seu processo de produção em molde, são bem simples. O forro removível facilita a manutenção e a limpeza.”

Menção Honrosa

Sofá Piazza, por Carolina Starke e Andrea Zanocchi (Zanocchi & Starke para Bell´Arte) - Blumenau/SC
“O sofá modular Piazza apresenta boa solução para ambientes corporativos e residenciais. A versatilidade de uso é garantida por prateleiras avulsas de metal que apoiam os encostos e podem ser encaixadas na base em diferentes posições, permitindo a intercambialidade dos elementos (assentos e encostos). A peça traz boa escolha de cores e a linguagem das prateleiras dialoga com o desenho delgado dos pés, proporcionando um visual de leveza para um móvel fisicamente pesado.”

Desafio da identidade brasileira 2023

Modalidade profissional:

Poltrona Varal, por Porfírio Valadares de Andrade (Porfírio Valladares Arquitetura e Design) - Belo Horizonte/MG
"A estrutura tubular de aço inox soldado e polido suporta 20 mantas de tear manual. O projeto troca o estofado por um empilhamento de tapetes artesanais sem perder em conforto. Os tapetes são mantidos em devido lugar apenas por seu peso e atrito, permitindo mudar as posições quando a camada superficial está suja. Em síntese, um diálogo inteligente que se dá por oposição/contraste entre o frio e o quente, o industrial e o artesanal, o rígido e o flexível.”

Menção Honrosa

Cadeira Enxada (versão especial couro de pirarucu), por Pedro Monteiro Luna (MOLU Design e Empório Beraldin) - São Paulo/SP
"A peça une pés feitos com cabos de enxada de madeira roxinho e assento em chapa de aço carbono cortado a laser, dobrado e soldado, unidos de forma análoga à ferramenta. A geometria do assento em cinco planos proporciona uma boa ergonomia. Na versão premiada, o metal é revestido com o uso incomum de couro de pirarucu, curtido e tingido em métodos não poluentes. O conceito e o processo projetual foram muito bem apresentados pelo designer no memorial descritivo. O roxinho é bastante usado em ferramentas por sua dureza e resistência. A precisão, a simplicidade e a surpresa do projeto saltam aos olhos.”

Modalidade estudante:

Cadeira Caravella – design de Gustavo Mateus de Oliveira/ Araucária, PR, Brasil
“O sistema construtivo proposto, cujas cordas tensionadas sustentam o encosto na posição correta, surpreende pelo conforto e pela solução de baixa tecnologia. O móvel tem o encosto dobrável, que facilita o armazenamento e a circulação.”

Desafio do uso de papel

Modalidade profissional:

Painel Yogo, por Rosana Simões Pires e Fernando Diehl (O Criativo Estúdio de MKT) - Curitiba/PR
"O painel Yogo usa chapas de MDF 25 mm, suportes e acessórios de chapas de aço com pintura epóxi e rodízios elaborados com sobras de chapas da indústria moveleira. A peça é autoportante, proporcionando muita funcionalidade no seu uso tipo flip-chart. É fácil de montar, desmontar, armazenar e transportar entre ambientes em escolas e empresas. Seu visual lúdico foge da tipologia habitual, quebrando a rigidez de espaços corporativos e afins.”

Desafio da tecnologia embutida

Modalidade profissional:

Poltrona Sinuosa, por Rodrigo Saldanha Erthal e Arian Rayegani (para Pangeia Lab) - São Paulo/SP
"O projeto tem processo produtivo inovador, feito a partir de impressão 3D de grande formato e pequena escala, com uso de braço robótico. Importante destacar que a poltrona utiliza 100% de plástico reciclado. A poltrona foi o único produto dentre os finalistas a explorar essa abordagem. Segundo memorial do projeto, são reutilizados 70 mil copos descartáveis para a produção da peça.”

Menção honrosa

Mesas Laterais Lusa, por Henrique Schreiber (Re.Selva Estudio para Schuster Móveis e Design) - Florianópolis/SC
"A mesa lateral mescla o artesanal e o industrial e traz técnica eficiente de encaixe entre a cerâmica e o aço inox. O emprego de solução engenhosa de baixa tecnologia permite a fixação do tampo cerâmico esmaltado à haste de aço inox com o uso de um único parafuso, resultando em um conjunto estável. Esse recurso levou o júri à reflexão sobre o próprio conceito de tecnologia. O excelente acabamento da peça em todos os seus componentes também chama a atenção.”

Desafio das experiências positivas

Modalidade profissional:

Banco Taboa, por Porfírio Valadares de Andrade (Porfírio Valladares Arquitetura e Design) - Belo Horizonte/MG
"Bancos e cadeiras com assento de taboa são um clássico atemporal do design popular brasileiro. A planta aquática, muito comum nas margens de lagoas e represas brasileiras, tem fibras resistentes. O projeto do banco coletivo Taboa traz a memória afetiva desses artefatos, valorizando a nossa herança cultural. A estrutura de eucalipto, com acabamento em verniz, é revestida por placas da fibra que reforçam a ideia original do móvel.”

Prêmio especial madeiras alternativas

Modalidade profissional:

Cadeira Terra, por Amelia Tarozzo, Camila Fix, Flavia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite (Plataforma4 para Oficcina Origin) - São Paulo/SP
"A cadeira usa ripas de jequitibá-rosa maciço, coladas e prensadas em forma de painéis. A superfície lisa ao toque é obtida por meio de lixação manual com aplicação de camada de proteção de verniz PU e seladora. A cadeira é prática, com pegas laterais que se moldam às mãos e facilitam seu deslocamento, enquanto o encosto esbelto e arredondado traz leveza e conforto ao sentar-se. A peça pode ser utilizada em vários espaços.”

Prêmio especial voto popular

Modalidade profissional:

Estante KIS, por Ráisa Guerra e Silva (Mania de Decoração) - Goiânia/GO
“Pela primeira vez em seus 35 anos de história, o Prêmio Salão Design contou com a participação do público. O Prêmio Voto Popular é uma distinção concedida ao projeto finalista que foi mais votado. O premiado nesta edição recebeu 12.874 dos 59.583 votos on-line.”

Exposição

A mostra com os 11 produtos premiados estará em exposição em um espaço exclusivo na feira Movelsul Brasil, que será realizada entre 28 e 31 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).