O Prêmio Salão de Gramado de Design divulgou neste domingo (4) os vencedores de sua 1ª edição. Promovida pelo Salão de Gramado e idealizada pela designer gaúcha Marta Manente, a premiação tem por objetivo promover a indústria de móveis e decoração e, especialmente, exaltar novos talentos, o legado e o futuro do setor.
A cerimônia de premiação reuniu indústrias, designers, finalistas e convidados no Palácio dos Festivais - conhecido por sediar o Festival de Cinema de Gramado - em uma grande festa de celebração e valorização do design nacional.
"[Um dos objetivos] é incentivar as indústrias para que elas se renovem. O prêmio surge dessa necessidade, de um momento de renovação para o design de alto padrão e esse trabalho de 'não à cópia', de valorização do design autêntico [...], com foco principal no consumidor que vai receber esses produtos que trarão qualidade de vida e bem-estar", destaca a idealizadora do prêmio, Marta Manente.
Foram cerca de 150 trabalhos inscritos nesta 1ª edição do prêmio, dos quais 27 foram selecionados para a segunda fase da premiação e, 20, passaram pela avaliação do júri, formado por: Natasha Schlobach (diretora geral da Associação dos Designers de Produto), Eleone Prestes (jornalista especializada em design e arquitetura), Renata Maynart (editora da revista "Donna"), Thaissa Wiezel (diretora de desenvolvimento comercial na Tramare Tecidos), Bobby Krell (consultor no mercado de arquitetura e decoração), Leonardo Bueno e Dimitri Locisk (designers).
Os vencedores, por sua vez, concorreram nas seguintes categorias: Design com tecnologia empregada à produção; Design com traços contemporâneos; Brasilidade aplicada ao design; Iluminação e objetos de design para casa; Design de impacto positivo e Talento em ascensão. Foram premiados os 1º, 2º e 3º lugares, sendo que os vencedores receberam o troféu "Olga Krell", que homenageia a dama da decoração no Brasil e uma das idealizadoras do Salão de Gramado em sua 1ª edição - realizado em 1998.
Conheça os trabalhos e profissionais premiados:
Design com tecnologia empregada à produção
A categoria destacou trabalhos criados a partir do uso diferenciado de matérias-primas tecnológicas, materiais inovadores, sustentáveis, de design circular e/ou produzidos com maquinário de alta performance técnica.
Troféu ouro
Troféu prata
Troféu bronze
Brasilidade aplicada ao design
Mobiliários e peças que representem o DNA criativo do Brasil, peças produzidas à mão com matérias-primas nativas ou ancestrais foram os destaques da categoria.
Troféu prata
Troféu bronze
Menção honrosa
O júri decidiu por não eleger o troféu ouro desta categoria por considerar que nenhum dos projetos finalistas atendia completamente o regulamento da premiação.
Design com traços contemporâneos
Como o nome sugere, peças com design inteligente, em estilo contemporâneo, compõem a categoria.
Troféu ouro
Troféu prata
Troféu bronze
Iluminação e objeto de design para casa
A categoria exaltou o chamado novo design brasileiro traduzido em peças de decoração e iluminação.
Troféu ouro
Troféu prata
Menção honrosa
Os jurados não elegeram o vencedor do troféu bronze desta categoria por considerar que os demais projetos não atenderam os requisitos descritos no regulamento da premiação.
Design de impacto positivo
Peças que favoreçam a inclusão ou que gerem impacto positivo em sua utilização pelas pessoas que necessitam de mobiliários especiais, seja em ambientes residenciais ou corporativos.
Troféu ouro
Troféu prata
Troféu bronze
Talento em ascensão
Categoria voltada a jovens designers (até 25 anos). Além da avaliação do júri, é a única que contou com votação popular.
Troféu ouro
Menções honrosas
*A repórter viajou a convite do Prêmio Salão de Gramado de Design