3º DFBW Awards
Design
Prêmio Design for a Better World 2023 prorroga inscrições

Os vencedores serão laureados com o Troféu Curupira, desenvolvido em 2021 pelo Furf Design Studio e customizado para esta edição pela designer Ana Couto em homenagem ao povo tupinambá. | Divulgação
O Design for a Better World Award 2023, premiação brasileira que reconhece soluções inovadoras de design que proporcionam impacto positivo na sociedade, teve período de inscrições prorrogado até a próxima quinta-feira, dia 21 de setembro. Esta será a terceira edição da premiação, que é realizada pelo Centro Brasil Design (CBD), instituição que fomenta a cultura do design no país.
Originalmente o limite para participação era o 8 de setembro. Segundo Letícia Castro, diretora superintendente do CBD, o prazo foi estendido "para permitir que mais pessoas, negócios, startups e organizações possam mostrar suas contribuições com iniciativas para transformar o mundo”.
Com a prorrogação, projetos já inscritos também podem passar por edição de informações até o dia 21 deste mês.
Interessados devem inscrever seus projetos diretamente no site da premiação. A taxa para participação é de R$ 420 por trabalho cadastrado. Vale destacar que, com o objetivo de promover inclusão, o Centro Brasil Design oferece cupons de descontos para projetos de estudantes e universidades (ESTUDANTE70, que dá desconto de 70%); pessoas pretas e indígenas (DFBW50, 50%) e Organizações da Sociedade Civil (OSC50, também de 50%).
As áreas de atuação laureadas na edição deste ano são: design de produtos, serviços e embalagens; design gráfico, digital, UX/UI e comunicação; arquitetura e cidades; e conceito, este último destaque para a edição. "A possibilidade de inscrição na área de conceito, que é transversal às demais áreas, abre oportunidade para ideias e iniciativas que não estão no mercado”, avalia Letícia.
O DFBW Award nasceu em 2021 com o propósito de dar visibilidade a iniciativas que pretendem e tem potencial para fazer a diferença por um mundo melhor. Em resumo, o objetivo da premiação é "mostrar o que pessoas e empresas têm desenvolvido com o objetivo de melhorar a sociedade em que vivemos,” aponta a diretora superintendente do CBD.
O regulamento do prêmio traz todas as informações sobre as condições de participação, cronograma, áreas de atuação, critérios de seleção, entre outras.
Além de receberem o selo Design for a Better World Award, as iniciativas premiadas poderão participar da edição 2024 do iF Design Award, um dos mais importantes do design mundial, com isenção da taxa de inscrição e sem passar pela fase de pré-seleção. “A avaliação feita diretamente pelo júri final é um padrão do Award Cooperation, que reconhece que o projeto já passou por um júri renomado”, explicita a diretora. “Esse é um trampolim para o reconhecimento internacional do projeto”, completa.
Os premiados na 3ª edição do Design for a Better World Award devem ser conhecidos no dia 1º de dezembro.