Entre os dias 16 e 18 de agosto, a 34ª edição da Paralela exaltou o design autoral brasileiro ao apresentar o trabalho de designers, arquitetos e artistas já consagrados ou que estão se lançando para o mercado. O evento foi realizado na Oca do Ibirapuera, em São Paulo, e contou com a participação de mais de 50 expositores de diferentes cidades do país.
“Temos expositores fiéis, que estão conosco há muitos anos. Mas também [observamos] uma nova leva de designers jovens que se dedicam a produzir o seu produto, e não a somente desenhá-lo, principalmente porque o mercado de absorção dos projetos é pequeno. Este é um movimento novo”, destaca Marisa Ota, curadora da feira.
HAUS visitou a Paralela no último sábado e selecionou 12 peças de design autoral que aliam funcionalidade, estética e sustentabilidade. Confira!
Som
A designer e arquiteta Carol Gay une a tradicional arte do vidro soprado à tecnologia com a linha de amplificadores S.O.M. Produzidos unicamente em vidro, ou com aplicações em latão, e disponíveis em diferentes formatos, cores e tamanhos, as peças ainda servem de apoio aos telefones celulares, além de serem belos itens de decoração.
Para pendurar
Quatro metros de corda (disponível em diversas cores) e quatro ganchos ajustáveis de aço inox fazem o cabideiro 4G, da Kiokawa Design. Minimalistas e lúdicas, as peças contam com discos de metal na extremidade inferior, que garantem o estiramento e movimento da corda.
Para iluminar
A memória afetiva do período em que viveu em Lisboa são a fonte de inspiração de João Souza Lima para as luminárias da Lüsboa. A madeira (cedro, peroba rosa e jatobá), matéria-prima base das peças, ganhou a companhia da palha indiana na segunda coleção da marca, batizada de Outono em Lisboa, que traz sete opções de luminárias de mesa.
Novo uso
Os pentes de plástico ganharam um uso inusitado nas mãos do designer Eduardo Borém. Deslocadas de sua função capilar, as peças foram agrupadas e transformadas em escorredores de louça, fruteiras, cestos e organizador de documentos.
Personalizável
A coleção Argolas, assinada pela designer Bianca Barbato, é um convite à personalização. Disponíveis como vasos ou luminárias em diversas cores, as peças contemplam uma torre central e argolas de diferentes espessuras que são encaixadas nela, permitindo diferentes composições.
Veludo
Em alta no mundo da moda, o veludo também é a estrela da poltrona Padiola, assinada pelo arquiteto Filipe Ramos, da Filipe Ramos Design. Com estrutura em aço, a peça tem assento e costas feitos a partir da amarração de uma mesma tira do tecido, o que traz permeabilidade visual à poltrona. Os tubos são removíveis, permitindo a lavagem e ou substituição do tecido.
‘Origami’
As dobraduras são a base da coleção de luminárias assinada pela arquiteta e designer Mel Kawahara. Minimalistas e quase translúcidas, as peças são produzidas em papel e estão disponíveis nas versões de mesa, piso, e ainda contemplam lustres e abajures.
Fruta para decorar
Tradicional entre as frutas brasileiras, a banana ganhou especial destaque na linha de peças em ferro forjado produzidas por Chico Abrão, nome à frente da Licht Design. A partir de uma haste trabalhada do metal e de uma base em madeira, ele criou um suporte original, que destaca a fruta e faz dela um elemento de decoração.
Linhas sinuosas
A mescla de linhas e curvas é a característica que mais chama a atenção na estante Ruptura, do Estúdio Rika. Confeccionada em compensado naval revestido com madeira timborana, a peça tem acabamento em verniz e estrutura em aço tubular.
Leveza do aço
Trazer leveza ao aço carbono é o objetivo do designer Felipe Uzum, do Studio Uzum, com a coleção Vértice. Composta por mesas laterais e de apoio, bandejas, vasos e castiçais, ela mescla o elemento ao vidro e está disponível no branco e no preto.
Upcycling
Dar vida nova ao papelão que antes seria descartado é a base do trabalho da Ocre Estúdio de Design. Por meio de um processo que envolve mais de 20 etapas, da coleta à montagem das peças, a arquiteta Ligia Estriga desenvolve arandelas, pendentes e luminárias que exaltam as ondulações e a coloração características da matéria-prima.
Uma mesa, muitas possibilidades
Lançamento da BM Estúdio na Paralela, a linha Experiência foi desenvolvida em parceria com o fotógrafo Lufe Gomes quando ele se lançou à aventura de desenhar os móveis para sua própria casa. Dela faz parte a mesa de centro Movimento, que tem estrutura em vergalhão e prateleiras e revisteiro em madeira removíveis, permitindo inúmeras configurações à peça.