As indústrias de tintas (Suvinil, Coral, Sherwin Willians) já haviam anunciado suas apostas para o próximo ano, mas foi na noite desta quinta-feira (1º) que o mundo conheceu a cor do ano 2023 da Pantone: Viva Magenta, que tradicionalmente dita a tendência dos setores da moda e da decoração.
Após o violeta Very Peri, cor do ano de 2022, a marca aposta no tom ousado e vibrante de vermelho carmim (Pantone 18-1750) para ressaltar a força e a vitalidade necessárias para se ir em busca de um futuro mais positivo.
A atenção aos temas relacionados à natureza, em voga desde o início da pandemia, não foi deixada de lado e fundamenta a mistura de tons quentes e frios que originam a Pantone Viva Magenta. Segundo a marca, além do ambiente físico, a tonalidade também pode ser encontrada nas esferas virtuais, o que reflete a diversidade dos tempos modernos.
Exuberância, otimismo e alegria são outros atributos que a Pantone destaca na cor do ano 2023, "um vermelho animado que encoraja a experimentação e a auto-expressão sem restrições. Audacioso, espirituoso e inclusivo para todos", como reforça em comunicado oficial.
"[A] Pantone 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu. Enraizado no primordial, [a cor do ano 2023] nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, [a] Viva Magenta galvaniza nosso espírito, ajudando-nos a construir nossa força interior", completa Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.