Depois de apostar no Greenery (15-0343), um verde “tropical” que remetia à relação humana com a natureza, a Pantone foca no pensamento visionário e na originalidade ao anunciar sua cor do ano para 2018: o Ultra Violet (18-3838).
Complexo e contemplativo, segundo a empresa – responsável por produzir sistemas e lançar as tendências em cores para os mais diversos setores da indústria -, o tom púrpura simboliza a experimentação e a não conformidade, estimulando as pessoas a irem além dos seus limites.
“Muito mais do que a tendência no mundo do design, a cor do ano da Pantone é verdadeiramente um reflexo do que é necessário no nosso mundo de hoje”, disse Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, ao explicar a escolha da cor em nota publicada no site da marca. “Queríamos algo que trouxesse esperança e uma mensagem edificante”, acrescentou Leatrice Eiseman, diretora executiva do instituto, ao jornal The New York Times.
Formado pela composição entre o azul e o vermelho, o tom púrpura do Ultra Violet pode ser combinado com diversas tonalidades, que transitam dos tons pastel às cores mais vibrantes, como pinks e alaranjados. Mais informações no site da Pantone.