Peach Fuzz
Design
Pantone escolhe tom de pêssego suave e aconchegante como cor do ano 2024
Tom de pêssego, Peach Fuzz é a Cor do Ano 2024 escolhida pela Pantone | Divulgação
Um pêssego suave e aveludado é a tonalidade escolhida pela Pantone como Cor do Ano para 2024. Anunciada nesta quinta-feira (7), a eleita se encontra entre o rosa e o laranja e foi batizada de Peach Fuzz (Pantone 13-1023), "um tom quente e aconchegante que destaca nosso desejo de união e os sentimentos criados por essas conexões" conforme descreve a companhia, que desde 1999 dita tendências nos segmentos de moda e decoração com a escolha anual.
Depois do ousado e vibrante Viva Magenta, cor do ano da Pantone em 2023, Peach Fuzz traz uma nova abordagem de suavidade ao evocar um ar de calma, com uma pegada vintage e sensível, mas arejada. Segundo a marca, a cor pretende proporcionar uma sensação de ternura e comunicar uma mensagem de carinho e compartilhamento, comunidade e colaboração.
Num momento mundialmente turbulento em muitos aspectos, a opção da Pantone foi por endereçar a necessidade humana de carinho, empatia e compaixão e a busca por um futuro mais pacífico. "A cor que selecionamos para ser nossa Cor Pantone do Ano 2024 precisava expressar nosso desejo de querer estar perto de quem amamos e a alegria que sentimos quando nos permitimos entrar em sintonia com quem somos", afirma a vice-presidente do Pantone Color Institute, Laurie Pressman. "Somos lembrados de que uma parte vital de viver uma vida plena é ter boa saúde, resistência e força para aproveitá-la. Que num mundo que muitas vezes enfatiza a produtividade e as realizações externas, é fundamental que reconheçamos a importância de promover o nosso eu interior e encontrar momentos de descanso, criatividade e conexão humana em meio à agitação da vida moderna", complementa, em comunicado oficial.
Ainda que tenha sido escolhido como uma tonalidade centrada na experiência humana de enriquecer e nutrir a mente, o corpo e a alma, Peach Fuzz é também "um pêssego sofisticado e contemporâneo, com profundidade, discreto, mas impactante, trazendo beleza ao mundo digital", complementa a marca.
Conforme a análise do instituto de cor da Pantone, a introdução da cor escolhida nos interiores tem o condão de tornar os ambientes mais acolhedores, seja nas paredes ou na decoração.
Outra característica destacada pela companhia ao anunciar sua tonalidade do ano é a relação simbiótica criada pelo tom de pêssego, engajando outros sentidos para além da visão na experiência proporcionada pela cor ao "capturar nosso desejo de nutrir a nós mesmos e aos outros".
"Na busca por uma tonalidade que ecoasse nosso anseio inato por proximidade e conexão, escolhemos uma cor radiante com calor e elegância moderna. Uma cor que ressoa com compaixão, oferece um abraço tátil e une facilmente o jovem ao atemporal", resume Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, também em comunicado oficial.
Peach Fuzz é a 25ª Cor do Ano apontada pela Pantone desde a criação do seu "Color of the Year program", em 1999.