Alta decoração

Design

Organicidade, mix de materiais, cores claras: as tendências da Abimad’35

Cristina Seciuk*
01/02/2023 15:07
Thumbnail
Principal feira de alta decoração da América Latina, a ABIMAD completa vinte anos de história neste 2023 com sua 35a edição. Com expectativa de atrair 20 mil visitantes, o evento reúne 149 expositores e segue até a sexta-feira (3) no São Paulo Expo com lançamentos em móveis e decoração que prometem apresentar as bases para o que veremos em interiores durante os próximos meses.
HAUS está em São Paulo para conhecê-las e apresenta algumas das tendências que se destacam entre os lançamentos. Confira!

Paleta calminha, texturas mil

Cores neutras e claras dominam os estandes. Sempre muito
presente em mobiliário assinado, a madeira surge predominantemente em tons
médios ou abaixo. Já os tecidos chegam pouco vibrantes quando o assunto é cor,
mas que ganham interesse extra no sensorial.
O banco Fuxico, da Doimo, tem assento em couro natural recortado e sobreposto, formando um padrão que lembra a técnica de costura artesanal. O design é assinado por Beth Nejm.
Bancos Fuxico, da Doimo.
Bancos Fuxico, da Doimo.
Outro exemplo é o sofá Cosmo, assinado por Deyse Roza e Alexander Di Mari, da coleção Solare, lançada pela Estofados Jardim. A peça traz um tom sobre tom de alaranjados que recebe contraste e dimensão no composê de tecidos com acabamentos diferentes.
  Sofá Cosmo, lançamento da Estofados Jardim.
Sofá Cosmo, lançamento da Estofados Jardim.
Ainda em estofaria, a Salva Design de Mobiliário introduz a camurça na sua cartela de materiais, usada especialmente nas poltronas.
A diversidade de texturas é a estrela também da coleção Glamour, da Tapetes São Carlos. Os três modelos são brancos, com proposta clean e monocromática, mas nada monótona graças à combinação de tramas.
Coleção Glamour, da Tapetes São Carlos.
Coleção Glamour, da Tapetes São Carlos.
Contraponto a ela temos a coleção New Look, marcada por padronagens e cores fortes, destacadas contra fundos neutros.
Coleção New Look, da Tapetes São Carlos.
Coleção New Look, da Tapetes São Carlos.

Formas orgânicas, vazados e materiais naturais

Os shapes curvos seguem em
alta e aparecem em todo tipo de mobiliário.
Principal lançamento da Uultis, a cadeira Olga, do designer Aciole Félix, tem encosto curvo e pernas duplas, numa composição de linhas arredondadas de diferentes espessuras. A opção pela madeira destaca os veios e acabamentos. No estande, a peça é exposta em Carvalho Dover, criado para dar leveza ao material, em tom claro e natural.
Cadeira Olga, da Uultis.
Cadeira Olga, da Uultis.
O emprego das matérias-primas naturais chama atenção aliado aos vazados, que dão leveza a peças como as de Aline Mazarotto para a DiBrianza. Construídos em vime, a poltrona Percile e o Sofá Cesano unem forma sinuosa, quase escultural, e muitos vazios.
 Poltrona Percile, da DiBrianza.
Poltrona Percile, da DiBrianza.
Num quase oposto, Marcelo Setfanovicz, do Studio Setfanovicz, apostou na madeira, numa proposta lúdica, inusitada e escultórica que rendeu selo de best in show. Lançada pela Artiaio, a coleção Baquetas reúne dois modelos de banco e uma cadeira em pau-marfim e jatobá formados a partir dos bastões, mais comumente vistos nas mãos de bateristas.
Cadeira da coleção Baquetas, da Artiaio.
Cadeira da coleção Baquetas, da Artiaio.
Curvas também marcam a linha Abraço, desenhada pelo Stúdio Alfaia para Mestre Artesão. A forma da trama de fibra sintética lembra a nossa amada e clássica palhinha, numa versão repaginada e aliada a um par menos convencional e estrutura metálica.
  Linha Abraço, da Mestre Artesão.
Linha Abraço, da Mestre Artesão.

Volumão nas poltronas, detalhes nos sofás

O foco no conforto e em móveis que “abraçam” o usuário ganhou tração desde a eclosão da pandemia de Covid-19 e atinge novo momento. Parte dos estofados surgem em versões quase oversized, com destaque para peças com linhas supervolumosas.
Poltrona Valéria, da Artiaio.
Poltrona Valéria, da Artiaio.
São lançamentos como as poltronas Valéria (acima), trazida para a ABIMAD pela Artiaio e assinada pelo diretor criativo Thiago Batista, e Guida, da designer Larissa Batista para Sol Studio (abaixo).
Poltrona Guida, da Sol Studio.
Poltrona Guida, da Sol Studio.
Outra característica que marca presença entre os lançamentos de 2023 é a aposta em estofados modulares, inclusive com encostos móveis, a exemplo da peça assinada por Mila Rodrigues para Koyo. O móvel ganhou base de madeira e alças em couro, numa mistura de materiais discreta, mas cheia de charme.
 Mila Rodrigues para Koyo.
Mila Rodrigues para Koyo.
Um olhar atento vai perceber que a combinação de matérias-primas surge em diversos lançamentos, em abordagens também múltiplas. Detalhes e acabamentos em madeira, metal e até em mármore se destacam. No detalhe, o estofado do estúdio Choque Design, também para a Koyo Home.
Choque Design para Koyo.
Choque Design para Koyo.
Vale dizer: o mix de materiais não é exclusivo do mobiliário. Lançamento da St. James, a coleção Rapunzel, de Mateo Cibic, surpreende com alças trançadas que complementam a prataria.
Coleção Rapunzel, da St. James.
Coleção Rapunzel, da St. James.
*HAUS viajou a convite da organização do evento.