Design

Nova máquina de suco de laranja produz copos a partir das cascas

Gazeta do Povo
11/09/2019 20:30
Thumbnail

Foto: divulgação

Adeus, cascas de laranja! Já está entre nós a primeira máquina de suco do mundo a utilizar 100% da laranja. Desenvolvida pelo escritório de inovação italiano Carlo Ratti Associati, o Feel the Peel (em português, “sinta a casca”) consiste em um bar de suco automatizado que, além de cortar e espremer as frutas, transforma suas cascas em copo.
Com 3,10 metros de altura, o bar leva em seu telhado 1,5 mil laranjas, que rolam conforme a máquina funciona. Elas descem para o espremedor, que corta e produz o suco. As cascas são armazenadas na parte inferior do bar. Na sequência, elas são aquecidas, derretidas e transformadas em filamento para a impressão 3D dos copos, criando um material bioplástico 100% reciclável.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
A ideia de Ratti é trazer para a rotina das pessoas o design circular — processo que reduz o impacto ambiental, utilizando resíduos como matéria-prima. Para ele, essa forma de pensar é uma obrigação para o design de produto atualmente, e o Feel the Peel busca aproximar as pessoas dessa ideia. Além de sócio-fundador da CRA, Ratti comanda o Senseable City Lab no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
O protótipo foi criado para a empresa de energia Eni, e ficará instalado durante o Singularity University Summit, que acontece em Milão nos dias 8 e 9 de outubro. Nos meses seguintes, a máquina vai viajar por diversas cidades italianas para aproximar usuários da ideia do design circular.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
A ideia é ampliar os produtos da Feel the Peel, não se restringindo apenas aos copos. Segundo Ratti, produzir tecidos a partir das laranjas já é um horizonte a ser testado.

LEIA MAIS