Coletiza
Design
Nova feira curitibana reúne 40 marcas com foco em economia criativa

A Feira na Coletiza reunirá dezenas de expositores dos segmentos da moda, gastronomia, arte e design entre os dias 11 a 13 de maio. | Duda Camargo/Divulgação
A chamada Economia Criativa movimenta mais de R$ 170 bilhões ao ano no país (de acordo com a Firjan-Rio) e o segmento, que abrange áreas como comunicação, cultura, arquitetura, moda e design, ganha novo evento no calendário curitibano. A Feira na Coletiza vai reunir dezenas de expositores entre os dias 11 e 13 de maio (quinta a sábado) com o objetivo de atrair pessoas e expandir conceitos de uma economia colaborativa e criativa local.
O evento terá entrada gratuita e vasta programação musical e gastronômica, além da participação de grandes nomes e marcas que são referências nas áreas do design, arte e moda paranaenses.
A empreendedora Patricia Backes, fundadora e idealizadora da Coletiza, conta que desde abriu as portas, em 2018, a galeria - de proposta colaborativa - cresceu e se transformou "em um tipo de incubadora de moda, que lança e apresenta novos designers para o mercado local". "Foi também com esse conceito de fortalecer a economia local que idealizamos A Feira", completa.

Ao lado de Patrícia, a designer de jóias, da Telúria, e a comunicadora de estilo e imagem pessoal, Fer Stall, dividem a curadoria e a organização do evento.
Entre as marcas já confirmadas estão: BYNOMADS, Toró, Ninadora, Luan Valotto, Mersea Brand, Bag de Palha, Mimme Acessórios, MYK, Brechó Trinca Z, Lesa Cerâmicas, Saulo Cezar, Aluf, Room, Fer Stall + Collab Corriela e Isa&Co, Dion Ochner, DōTerra, Gagá, Rocio Canvas, Grama, Telúria, Jovita, Moonday, Deito, Conceito E, Ana Fonsaca, Karine Brasil, Com.cretando, Equiliba-Té, Dona Florinda, Microdoses, Erva Santa, Fora da Terra, Blend Cacao, Casa Verdinha e Simple Organic.
No total, A Feira vai reunir mais de 40 expositores com apoio do Sebrae e patrocínios da Blend Cacao e da Inquilino Vinhos, que desembarca pela primeira vez em Curitiba durante o evento.
Para completar, o trio de organizadoras trará uma curadoria de designers e artesãos da tradicional Feira do Largo da Ordem para "aliar dois lados criativos, do design e do artesanato", comenta Patricia. Para o sábado, é planejada ainda uma feira de antiguidades na área externa, como incentivo à economia de reuso e ressignificação.
A Feira será realizada nos dias 11, 12 e 13 de maio, das 12h às 21h, na Coletiza. A galeria fica na rua Saldanha Marinho, 1230, no Centro de Curitiba.