Design brasileiro

Design

Nova coleção de Guilherme Wentz traduz em design a beleza do improviso

HAUS
16/11/2023 17:03
Thumbnail

Guilherme Wentz celebra 10 anos de carreira com a coleção Untitled. | Lorena Dini/Divulgação

Reconhecido por seu trabalho minimalista e sofisticado, o gaúcho Guilherme Wentz inaugura um novo capítulo de sua marca para comemorar os dez anos de carreira. O designer, que tradicionalmente se inspira em signos da natureza, se aventurou por novas formas de criar com a coleção Untitled, que celebra a imperfeição e a simplicidade das formas, em desenhos despretensiosos que destacam os materiais.
As criações da marca* expressam uma perspectiva de habitar em que o espaço tem um ritmo diferente, mais lento e mais calmo. Os designs são inspirados nos signos da natureza e expressam a singularidade brasileira através de formas e texturas únicas, atenção aos detalhes e inovação em materiais.
São mais de dez itens, de mobiliário e acessórios. Entre as peças, uma releitura das poltronas com capa, em que o tecido parece estar casualmente jogado sobre a estrutura geométrica de madeira. Mesas parecem ter sido improvisadas com tábuas de diferentes tamanhos, passando a sensação de um simples encaixe entre as madeiras. Sofá e pufe são construídos somente com espuma recoberta por tecidos dobrados, atados com fitas. A proposta faz alusão à beleza das formas e das construções improvisadas, partindo do cenário imaginário de uma cabana rústica, onde o silêncio da natureza e a materialidade dos objetos são os protagonistas.
 Coleção Untitled reúne sofás, poltronas, cadeiras, mesas de jantar, centro e laterais, luminárias, mantas e cabideiro
Coleção Untitled reúne sofás, poltronas, cadeiras, mesas de jantar, centro e laterais, luminárias, mantas e cabideiro
Segundo a própria marca, "em uma coleção onde o objetivo é negar o desenho para celebrar a despretensão e o improviso, os materiais se tornam foco do desenvolvimento".
Para as mesas, por exemplo, a aposta foi em uma tecnologia que mantém o toque e a estética da madeira, mas que reduz o consumo dessa matéria-prima, substituindo-na por PET reciclado. O móvel é feito de chapas plásticas revestidas com uma fina camada de madeira natural e encaixes em aço inox, numa releitura da construção tradicional dos móveis de madeira que o torna três vezes mais leve, além de resistente às variações de temperatura e à umidade.
Coleção Untitled, de Guilherme Wentz
Coleção Untitled, de Guilherme Wentz
Os materiais têxteis empregados na coleção também são fruto de expansão da pesquisa realizada pela Wentz, explorando processos de tramas tradicionais e a lã como principal insumo. Destaque fica com as mantas em merino com acabamento manual e a inusitada combinação de lã com o mesmo PET reciclado.
*É especificador? Você encontra os blocos 3D da Wentz no Archabox

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!