Criatividade, inovação e design. Esses são os principais elementos da série Abstract: The Art of Design, que estreia no dia 10 de fevereiro na Netflix. O documentário criado pelo serviço de streaming possui 8 episódios sobre designers visionários apresentando suas ideias, inspirações e processos criativos nas áreas de arquitetura, design de interiores e produto, cenografia, ilustração e fotografia.
A série traz a história e projetos de Paula Scher, designer gráfica e primeira mulher a integrar o time do estúdio Pentagram; Christoph Niemann, ilustrador alemão com artes nos principais jornais e revistas do mundo; Platon, fotógrafo britânico conhecido por suas fotos de presidentes e outras celebridades; Tinker Hatfield, designer de tênis da Nike; Ralph Gilles, chefe de design da gigante Fiat Chrysler Automobiles; Bjarke Ingels, arquiteto dinamarquês que comanda o renomado escritório BIG; Ilse Crawford, designer de interiores que ganhou o prêmio de Designer de 2016 pela Maison&Objet Paris; e Es Devlin, cenógrafa britânica que projetou a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos em Londres.
Dirigido por Morgan Neville, que ganhou o Oscar em 2014 pelo documentário 20 Feet From Stardom, a série tem como produtor executivo Scott Dadich, editor da revista norte-americana Wired, referência mundial em tecnologia, design e cultura.
“Cada episódio se comporta como um filme, adaptando a sensibilidade do design de cada profissional”, diz Dadich. O objetivo de Abstract: The Art of Design, segundo o produtor, é ajudar o público a entender o futuro ao olhar as intenções por trás dos objetos que nos cercam – e a beleza nas decisões que levam a eles.