20 anos
Design
Movimento artístico inédito na América do Sul integra programação de aniversário do MON

Há quase duas décadas, Curitiba ostenta uma obra de Oscar Niemeyer que, além de seu valor arquitetônico, abriga um dos mais importantes e reconhecidos museus do país, o MON, que não por acaso leva o nome do arquiteto. E para apresentar a programação que irá celebrar seu aniversário de 20 anos, comemorados em novembro, o Museu Oscar Niemeyer recebeu nesta terça-feira (25) artistas e convidados para o lançamento do projeto "Terzo Paradiso" ("Terceiro Paraíso", em tradução livre do italiano), que resultará numa instalação coletiva de artistas a ser exibida no gramado externo do MON, a partir de 1º de dezembro.
A inciativa integra o movimento mundial homônimo idealizado pelo artista italiano Michelangelo Pistoletto, ícone da “arte povera”, que terá em sua exibição no MON sua primeira edição em terras sul-americanas. O artista participou do evento por teleconferência, a partir da qual apresentou o projeto aos artistas convidados para assinar as obras que estarão em exposição no Museu Oscar Niemeyer e detalhou a logomarca do projeto, cuja forma remete a uma espécie de símbolo do infinito espelhado. Nele, os elos laterais representam o "eu" e o "você" que, juntos, resultam no "nós", no qual a integração entre a natureza e o ambiente artificial unem-se em prol da sustentabilidade, de princípios éticos e comportais.

“Para fazer parte das comemorações de 20 anos do MON, buscamos uma ação que mostrasse união, reencontro e celebração, especialmente após o difícil período de pandemia que todos atravessamos. Será uma grande manifestação de paz e sustentabilidade, por meio da arte”, explicou a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika.
A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, explicou que os artistas convidados fazem parte da história de 20 anos do MON. São eles: Abrão Assad, Alberth Diego Murta, Alejandro Magnere e Carolina Corção, Alexandre Ruiz, Aline Volpato, Ana Penso, André Mendes, André Nacli, Eduardo Bragança, Fernanda Castro, Fernando C. de Lacerda e Pedro Amin, Fernando Canalli, Fernando Velloso, Flávia Itiberê, Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, Geraldo Zamproni, Guita Soifer, Henrique Hellström, Hugo Mendes, José Antonio de Lima, Juliana Fuganti, Laura Miranda, Leandro Garcia, Leonardo Franco, Leonardo Sokolovicz, Lívia Fontana, Lucas Machado, Mano Penalva, Marcelo Stefanovicz, Max Kampa, Mazé Mendes, Pedro Sunyé, Rafael Silveira, Rimon Guimarães, Rogerio Ghomes, Tatiana Stropp, Tom Lisboa, Toni Graton, Tony Camargo, Vilma Slomp, Verônica Filipak e Washington Silvera. Também participaram da cerimônia o curador do museu Marc Pottier e a produtora cultural Consuelo Cornelsen, que integra o projeto.
Terzo Paradiso
O "Terceiro Paraíso" é um símbolo concebido pelo artista italiano Michelangelo Pistoletto para difundir uma mensagem de renascimento e partilha no mundo. O projeto faz isso por meio da realização de atividades artísticas orientadas para alcançar efeitos tangíveis com impacto social nas localidades onde é realizado.
Para a instalação inédita para a América do Sul a ser inaugurada no MON, cada artista convidado recebeu três telas em branco nas quais poderá pintar, escrever ou modelar para expressar sua reflexão sobre a relação entre a arte e a natureza, o que levaria a um equilíbrio entre o homem e seu ambiente. Além das obras, eles produzirão um pequeno texto para apresentar suas motivações e o processo criativo que resultou nelas.