Design
Milão é nomeada Melhor Cidade em Design por revista internacional
Área com 61 acres na região histórica de Milão está sendo renovada com a chegada de prédios como assinados pelo Studio Libeskind, pela Zaha Hadid Architects e pela Arata Isozaki & Associates. Foto: Studio Libeskind
Esqueça Vancouver, Xangai, Helsinki e outras cidades que vêm nos últimos anos atraindo os olhares do mundo em inovação e criatividade. Quando se fala em design, a melhor cidade é Milão. Quem deu o título ao município italiano foi a Wallpaper, reconhecida revista internacional da área, que selecionou os melhores do mundo em categorias como prédios públicos, hotéis e produtos, entre outros.
A decisão foi tomada por um grupo de jurados formado por designers, jornalistas e profissionais de áreas adjacentes de diversos países.
Apesar de ser reconhecida como uma referência em setores como a moda e por sua importância para a arquitetura, a cidade nunca deixou para trás sua tradição com o design. Palco da mais importante feira de design do mundo — o Salão Internacional do Móvel de Milão —, a comuna que é capital da região da Lombardia presencia anualmente a criação de ideias, produtos e construções que deixam o mundo sem fôlego.
Milão dispõe de centenas de atrações voltadas a quem se interessa pelo assunto, com prédios que são herdeiros da tradição industrial da cidade transformados em galerias de arte e design e inauguração de outros que surpreendem pela criatividade e inovação.
>>>> Casa extraordinária assinada por brasileiro e listada em série da Netflix está à venda em Miami
Na arquitetura, a cidade traz como novidades alguns edifícios que certamente contribuíram com a decisão da Wallpaper, como a Generali Tower, assinada pela Zaha Hadid Architects, e a Gucci HQ, de um dos mais importantes escritórios de arquitetura da Itália, o Piuarch.
Além das duas obras já concluídas, vêm chamando a atenção local também prédios como a PwC Tower, assinada pelo Studio Libeskind e que integrará o cenário da Generalis Tower, o campus Bocconi campus, do escritório SANAA e o Museu de Arte Etrusca, com projeto da Mario Cucinella Architects.
Em outras áreas, a Wallpaper também destaca obras inovadoras com design diferenciado que contribuem com a renovação e uma espécie de renascimento de Milão para o design, como o Hotel Viu, projetado pelo escritório Arassociati e por Nicola Gallizia e construído pela Molteni&C, o restaurante Cracco, criado pelo Studio Peragalli e o Cafezal, do Studiopepe.
No âmbito cultural, a revista chama a atenção para eventos como a própria Feira de Milão, mas lembra também as atividades artísticas da Fondazione Prada, a feira de arte Miart e as exposições do museu de arte e design Triennale di Milano.
*Especial para Haus.