Design

Marca reinventa o conceito de copo com novo design inspirado em bebida japonesa

HAUS
05/06/2019 17:30
Thumbnail

Fotos: Akihiro Yoshida/ Divulgação

Uma das mais celebradas marcas de design do mundo, a japonesa Nendo lançou uma peça que promete fazer o mundo inteiro repensar a ideia que temos de um objeto básico do dia a dia: o copo.
O Stir Cup, como foi nomeado, foi desenvolvido pensando especificamente em uma bebida popular japonesa, o Calpico, que completa 100 anos em 2019.
Famosa entre os nipônicos e consumida pela maioria da população do Japão, é considerada a bebida nacional do país, inspirando assim a ideia de um copo de agitação que visa simplificar a preparação e eliminar o processo de medição dos líquidos.
Quando o copo é inclinado para o lado e equilibrado na base drapeada, o Calpico concentrado é inclinado até atingir o aro, onde medirá exatamente 30 ml. A base é calculada meticulosamente, de modo que, qualquer que seja a direção em que o vidro é inclinado, a inclinação mantém o mesmo ângulo e a mesma quantidade de líquido.
Quando o vidro é colocado na vertical e a água é derramada, o contorno da superfície do líquido muda gradualmente de uma “forma de flor” para um “círculo”, até a quantidade de líquido atingir 120 ml de capacidade.
Graças aos “babados” internos do vidro, é fácil misturar os líquidos apenas agitando levemente o copo, dispensando a necessidade de um agitador.
Apesar da homenagem à bebida japonesa, o stir cup não precisa ser usado apenas para o Calpico, e pode ser usado no preparo de outros drinks, além de fazer as vezes de uma bela peça de design para o dia a dia.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!