Design
LEGO lança turbina eólica totalmente funcional com peças feitas com “plástico verde”
Foto: reprodução/LEGO
A sustentabilidade entrou de vez no universo LEGO, ícone quando o assunto são os blocos de montar. Depois de anunciar que passaria a produzir as peças do brinquedo com o plástico obtido a partir da cana-de-açúcar brasileira, o chamado plástico verde, a marca dinamarquesa apresenta a turbina eólica Vestas, que marca sua entrada no mundo das energias renováveis.
Funcional, o kit é composto por 826 peças que resultam na montagem de uma turbina de cerca de 1 metro de altura e uma pequena paisagem, que inclui uma casa de campo vermelha e colinas arborizadas.
Com pás ajustáveis, a turbina conta com luzes de advertência para as aeronaves, como ocorre com os equipamentos de tamanho natural, e motor capaz de gerar energia para iluminar a varanda da ‘casa’.
A turbina foi projetada em colaboração com o grupo Vestas, líder mundial em soluções de energia sustentável, que já instalou 65.000 turbinas eólicas em cerca de 80 países. O kit é o primeiro conjunto que apresenta os elementos plásticos produzidos a partir dos vegetais de origem sustentável.
“Nós nos esforçamos para causar um impacto positivo no meio ambiente e estamos comprometidos com a ação climática e com o uso de materiais sustentáveis em produtos e embalagens. Esta turbina eólica celebra nossos primeiros passos para dar vida a essas ambições e esperamos que ela inspire os construtores a aprender sobre energia renovável”, destaca Tim Brooks, vice-presidente de Responsabilidade Ambiental do LEGO Group, em nota publicada no site da marca.
O kit da turbina eólica Vestas foi apresentada na Semana Climática de Nova York (que teve início no último dia 24 e segue até 30 de setembro) e estará disponível para venda a partir de 23 de novembro de 2018, data da Black Friday, nas lojas e no site da LEGO.